Com popularidade em alta, Raquel Lyra desponta como a segunda maior do país

Coluna FocoPolítico desta sexta-feira

Apontada como a segunda governadora mais popular do país, Raquel Lyra (PSDB) parece estar voando em céu de brigadeiro. Uma pesquisa da Quaest avaliou o índice de Popularidade Digital dos governadores e os dados mostram um crescimento significativo na popularidade da governadora de Pernambuco.

Segundo o próprio diretor de pesquisa da Quaest, o aumento na popularidade de Raquel ficou evidente após a governadora aparecer ao lado do presidente Lula (PT) em evento no Recife, onde o presidente pediu respeito para seus convidados após vaias do público.

A governadora tucana chegou a montar um governo de quadros técnicos e acabou sofrendo um desgaste devido ao embate com a classe política que foi preterida. Mas parece ter voltado atrás e decidiu dialogar com políticos e partidos. Em março, Raquel Lyra ainda ocupava o terceiro lugar no ranking, mas no mês de Abril ultrapassou Romeu Zema (MG) e se posicionou na segunda colocação entre os governadores do país.

O primeiro lugar no ranking é ocupado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em comum, os dois primeiros colocados estão alinhados com a política de direita, mas Raquel Lyra vem adotando uma postura republicana e tenta se aproximar do governo Lula e de grupos da esquerda.

POSSE NO TRE — Nesta sexta-feira, o desembargador federal Rogério Fialho tomará posse como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). Na mesma sessão, o desembargador Edílson Pereira Nobre assume como substituto no TRE-PE na vaga destinada à Justiça Federal.

INELEGIBILIDADE — Com parecer favorável do MPE, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dão como certa a condenação no TSE. Bolsonaro tenta ganhar tempo, mas não deve evitar a inelegibilidade pelos próximos oito anos.

REDES SOCIAIS — Ministro da Justiça, Flávio Dino afirmou que poderá suspender ou banir redes sociais que permitirem publicações de ódio e incitação ao crime. A decisão gerou um debate sobre liberdade, mas a medida é aprovada pela maioria.

CAPITAL DO FORRÓ — O senador Humberto Costa (PT) e o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) estiveram reunidos com representantes da Petrobras e da Caixa em busca de recursos para o São João de Caruaru.

ARCABOUÇO FISCAL — Ministério da Fazenda adia para semana que vem o envio do projeto do arcabouço fiscal. Assim que chegar à Câmara, o projeto irá para as mãos do deputado do PP, Claudio Cajado, relator escolhido por Arthur Lira.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade