Coluna FocoPolítico desta segunda-feira
O Partido Progressista deverá indicar a deputada federal Clarissa Tércio (PP) para disputar a Prefeitura do Recife nas eleições do próximo ano. Tércio se elegeu como a deputada mais votada da capital pernambucana e obteve mais de 75 mil votos. No Recife, pode contar com o apoio irrestrito dos eleitores de direita, uma vez que é aliada e próxima do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Embora a indicação ainda precise ser oficializada em uma convenção pela executiva do PP, Clarissa Tércio pode se consolidar como uma das opções para enfrentar o atual prefeito João Campos (PSB). Além de Clarissa, outros nomes ligados ao ex-presidente Bolsonaro estão sendo cogitados para concorrer à prefeitura do Recife, como o do deputado federal André Ferreira (PL) e o ex-ministro do Turismo Gilson Machado. No entanto, ao contrário de André e Gilson que parecem não se entender na sigla, Clarissa Tércio desponta como unanimidades no PP e tem o aval do presidente estadual do Progressistas, o deputado Eduardo da Fonte.
Enquanto aguarda a decisão oficial do partido para concorrer à prefeitura, a deputada vem pavimentando a sua eleição e deve ser um nome forte para a disputa. A entrada o PP na eleição do Recife deve mexer no cenário e mudar as conjunturas da política local.
ELEIÇÕES 2024 — Os deputados Eduardo da Fonte e Lula da Fonte irão reunir a executiva do PP para discutir a participação do partido nas eleições de 2024 nesta segunda-feira. Na metropolitana, a legenda deve ter candidaturas em Recife, Jaboatão, Olinda, Ipojuca e Cabo.
VIVA DOMINGUINHOS — Nos últimos dias, Garanhuns foi tomada por turistas que curtiram o festival Viva Dominguinhos. Apesar de ser oposição ao governo estadual, o sucesso da festa fortaleceu o prefeito Sivaldo Albino (PSB).
ENTROU EM CAMPO — Para testar a popularidade, a governadora Raquel Lyra (PSDB) decidiu entrar em campo literalmente e realizou a entrega do troféu e das medalhas na final do campeonato pernambucano. O saldo parece ter sido positivo.
CAPITAL DO FORRÓ — O cenário segue indefinido para as eleições em Caruaru. Apesar do prefeito Rodrigo Pinheiro largar na frente, não deve contar com o apoio da governadora Raquel Lyra.
FORA DA DISPUTA — Apesar de deixar a dúvida no ar durante uma entrevista, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), não deve disputar a prefeitura do Recife e ficar apenas nos bastidores para garantir à reeleição do prefeito Simão no Vale do São Francisco.
EM JABOATÃO — Enquanto Clarissa Tércio mira o Recife, o seu esposo e deputado estadual Junior de Tércio (PP) é cotado para concorrer à prefeitura de Jaboatão no próximo ano.