A decisão do TSE sobre o futuro político de Bolsonaro, que poderá ficar inelegível

Coluna FocoPolítico desta sexta-feira

Na próxima semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dará início ao tão aguardado julgamento que decidirá o destino político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O processo, poderá se tornar um marco na história política do país, uma vez que a corte eleitoral analisará as acusações de abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação contra o ex-mandatário.

Embasado no relatório do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, destacam-se os 46 ataques proferidos pelo ex-presidente contra os demais Poderes e os constantes questionamentos sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas no período pré-eleitoral.

Caso seja condenado por abuso de poder político, a consequência é a inelegibilidade pelos próximos oito anos. Essa penalidade impediria o ex-presidente de concorrer a qualquer cargo eletivo nas eleições de 2026 e 2030. Em um cenário menos desfavorável, Bolsonaro poderá ser condenado apenas por conduta vedada, violando as regras previstas no Código Eleitoral para candidatos e pré-candidatos. Nesse caso, haveria margem para discussão quanto à possibilidade de Bolsonaro disputar as eleições em 2030.

Aliados políticos e advogados de Bolsonaro têm aconselhado o ex-presidente a evitar exposição na mídia e a se manter em silêncio até o dia 22, data de início do julgamento. O clima interno no PL não é dos melhores, e cresce a preocupação com a possibilidade de uma derrota acachapante para Bolsonaro no TSE, ou seja, todos os sete ministros votarem pela sua inelegibilidade. Esse resultado poderia influenciar significativamente o cenário político nacional.

PETROLINA — Sob o comando do prefeito Simão Durando, serão 10 dias e a expectativa de mais de 900 mil turistas para curtir o São João de Petrolina. Uma verdadeira vitrine para Simão mostrar os avanços na cidade.

CAMARAGIBE — A prefeita Doutora Nadegi inaugurou, nesta quinta-feira (15), a nova ala pediátrica do Hospital Doutor Aristeu Chaves, conhecido como Cemec Centro, principal emergência de Camaragibe.

EM RECIFE — O deputado federal Coronel Meira (PL), anunciou a participação de Michelle Bolsonaro no encontro do PL Mulher que acontecerá no dia 29 de julho na capital pernambucana.

DESTAQUE — O empresário André Teixeira Filho, à frente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), tem sido bastante elogiado no meio político e pode ser um dos grandes destaques do governo Raquel Lyra.

RESPEITO MÁXIMO — O ministro Alexandre de Moraes ligou para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), para avisar da operação de busca e apreensão contra o senador Marcos do Val, do Podemos.

EMBRATUR — O presidente Lula (PT) decidiu segurar Marcelo Freixo na presidência da Embratur, mas deve abrir mão de gerências da agência para indicações na cota do União Brasil.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade “Publicidade