Pressão pela troca de Rui Costa na Casa Civil aumenta e coloca governo Lula em xeque

Coluna FocoPolítico desta segunda-feira

A insatisfação com a falta de habilidade política e coordenação aumenta a pressão sobre uma possível troca de Rui Costa, atual ministro da Casa Civil. Nos bastidores da política, o ‘fogo amigo’ aumentou dentro do próprio governo e no Congresso Nacional, o que pode deixar a situação insustentável. A insatisfação em relação ao desempenho de Costa tem se tornado evidente, e sua saída do cargo é cada vez mais almejada.

Rui Costa tem enfrentado um momento turbulento no governo e tem recebido críticas sobre a condução da Casa Civil. Esse parece não ser o seu único problema, já que o presidente Lula (PT) também tem expressado sua insatisfação com a falta de coordenação entre os ministros, e essa crítica também tem sido interpretada como um recado direcionado a Costa.

No entanto, apesar das críticas e da torcida pela sua substituição, ainda falta alinhar essa intenção com aqueles que possuem o poder de decisão. O presidente acredita que Rui Costa irá se adaptar e que ele é a pessoa certa para o cargo. De fato, Costa é um dos poucos ministros com quem Lula tem conversas diárias, muitas vezes mais de uma vez ao dia.

No entanto, é importante ressaltar que a pressão para a troca de Rui Costa continua a crescer. As críticas de integrantes do governo e do Congresso podem influenciar a decisão final e colocando o ministro em uma verdadeira ‘fritura’. Resta saber se Lula irá ceder à pressão e buscar um substituto para a Casa Civil ou se manterá sua confiança em Rui Costa.

ALIANÇA — Cada vez mais próximos, o prefeito do Recife João Campos (PSB) e a ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade) devem caminhar juntos e formalizar uma aliança política para 2024.

PRIVILÉGIO — O prefeito Wellington Maciel recebeu a governadora Raquel Lyra e o secretário de Turismo, Daniel Coelho no São João de Arcoverde, onde visitaram vários polos de festa na cidade.

HABITAÇÃO — Na última semana, o prefeito Fábio Aragão (PP) entregou 500 casas no Residencial Cruzeiro, em Santa Cruz do Capibaribe. A entrega faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida e foi bastante comemorada.

PÉ NA ESTRADA — O deputado federal Lula da Fonte (PP) colocou o pé na estrada e esteve prestigiado o São João de Gravatá e o São João da Moda, em Santa Cruz do Capibaribe ao lado de lideranças políticas da região.

JULGAMENTO — Jair Bolsonaro tem tudo para ficar inelegível por oito anos, mas isso não deve acontecer nesta quinta-feira, quando será julgada a primeira das 16 ações que o ex-presidente responde no TSE.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade