Lula negocia reforma ministerial para reforçar base do governo e acomodar PP e Republicanos

Coluna FocoPolítico desta quarta-feira

Nos bastidores do Palácio do Planalto, uma movimentação política tem sido o centro das atenções e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parece disposto a negociar individualmente com partidos para fortalecer a base do seu governo. Essa estratégia deve vir acompanhada de uma reforma ministerial, onde algumas mudanças serão necessárias para acomodar o PP e o Republicanos em sua coalizão governista.

Lula acredita que essa acomodação será crucial para garantir maior tranquilidade nas votações de matérias de interesse do poder executivo no Congresso Nacional. Com o objetivo de obter apoio sólido e ampliar sua governabilidade, o presidente Lula entende que contar apenas com o segundo e terceiro escalão não será suficiente para acomodar as novas alianças políticas. Assim, alguns auxiliares atuais podem acabar sacrificados, precisando deixar seus postos nos ministérios para abrir espaço e acomodar as novas forças.

No centro das negociações, estão os ministérios do Desenvolvimento Social, Esporte e Integração e Desenvolvimento Regional. No entanto, a tarefa de ceder essas pastas não tem sido fácil para o governo, que busca encontrar uma solução mais equilibrada. O Planalto resiste em oferecer pastas de maior relevância, buscando alternativas com cargos menores, o que aparentemente não tem sido suficiente para atrair esses partidos.

A empreitada de trazer o PP e o Republicanos para a base significaria governabilidade e maior facilidade para aprovar projetos no Congresso Nacional.

PRIORIDADE — Os deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, que lideram o PP no estado devem tratar a eleição de Jaboatão dos Guararapes como prioridade. A deputada Clarissa Tércio deve encabeçar a disputa.

EDUCAÇÃO — A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, nomeou 596 aprovados para os cargos de analista e assistente da Educação. A posse dos profissionais está prevista para acontecer até o dia 24 de agosto.

SINTONIA — O secretário de Turismo, Daniel Coelho e a vice-governadora Priscila Krause enaltecem o sucesso de público do FIG e curtem juntos a programação dos polos culturais em Garanhuns.

SIMBÓLICO — Cada vez mais próxima do PT, Raquel Lyra fez questão de anunciar a nomeação de aprovados na área da educação ao lado da senadora petista, Teresa Leitão. Os gestos mais se parecem com o início de uma aliança.

CLIMA BOM — O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está em São Paulo, onde fica hospedado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O convite para a estadia foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade