André de Paula leva o PSD para a base de Raquel Lyra e pode evitar uma oposição do PT

Coluna FocoPolítico desta segunda-feira

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que também é presidente do PSD em Pernambuco, consolidou sua entrada no governo de Raquel Lyra ao indicar sua filha, Cacau de Paula, para a Secretaria de Cultura do Estado. Esse movimento, estratégico e alinhado com a governadora, marca a saída do partido da base do prefeito do Recife, João Campos (PSB), em favor de uma forte aliança com o governo estadual.

O PSD agora se junta à federação PSDB Cidadania, e aos partidos PP, PL e PTB, que formam o bloco de apoio ao governo de Pernambuco. Apesar do partido Solidariedade ainda não ter formalizado sua migração para a base aliada, a maior parte de sua bancada na Assembleia Legislativa já segue alinhada ao palácio.

Essa mudança no PSD causou um abalo na Frente Popular do Recife e pressiona o prefeito João Campos a reorganizar seus aliados, a fim de evitar uma debandada da gestão municipal. O União Brasil, liderado pelo deputado federal Mendonça Filho no Recife, pode seguir o mesmo caminho e declarar apoio a Raquel Lyra.

A chegada do ministro André de Paula fortalece a governadora e cria um contraponto ao PT, evitando que o partido do presidente Lula evite fazer oposição ao governo, como declarado recentemente pela executiva estadual. Essa estratégia de Raquel em atrair o PSD também deve contribuir para manter sua relação sólida que detém junto ao presidente da República.

GRATIDÃO — Apesar de ter trocado o governo municipal pela gestão estadual, o ministro André de Paula, disse ter bastante gratidão por todo o período que esteve ao lado do prefeito do Recife, João Campos (PSB).

RITMO ACELERADO — Com investimento de R$ 1,2 milhão para requalificação, o prefeito Simão Durando, ao lado do deputado federal Fernando Filho, entregou uma escola em Petrolina, na última sexta-feira (18).

FUTURO INCERTO — O presidente Lula avalia trocar a ministra Luciana Santos (PCdoB) do comando do Ministério da Ciência e Tecnologia, e colocá-la a frente do Ministério da Mulher e abrir espaço para o PSB.

REFORMA — Com uma minirreforma ministerial sendo desenhada, o PT deve ser o maior prejudicado, uma vez que terá suas pastas reduzidas no planalto, para dar espaço aos novos quadros e manter os velhos aliados.

LOBBY — Depois que o Google contratou o ex-presidente Michel Temer para atuar nas negociações sobre regulação de big techs, o iFood contratou Zé Dirceu e Romero Jucá para ajudar na regulação com motoboys.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade