A estratégia de Raquel Lyra para se aproximar cada vez mais do Governo Lula

Coluna FocoPolítico desta terça-feira

Cada vez mais próxima do Governo Lula, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, filiada ao PSDB, tem chamado a atenção pelo alinhamento com ministros e com o próprio presidente da República. Em solo pernambucano, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, acabou unindo mais uma vez Lyra e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), que apesar de adversários, estiveram lado a lado no lançamento do novo PAC.

Embora João e Raquel tenham projetos políticos distintos e sejam considerados adversários, parecem dividir a atenção do mesmo aliado e sinalizam um alinhamento em prol dos interesses do estado e do Recife.

A postura do governo federal, que tem se mostrado um grande aliado tanto da gestão municipal quanto da administração estadual tem causado desconforto entre os socialistas, que parecem travar uma disputa interna por espaço e prestígio junto ao presidente.

Por outro lado, Raquel Lyra tem adotado uma abordagem mais gradual e estratégica, construindo pontes com o governo Lula de forma consistente e sem pressa. Sua posição favorável tem consolidado essa nova parceria, mesmo com o PT, partido do presidente Lula, anunciando sua ida para a oposição ao governo estadual.

Na briga para ver quem vai conseguir conquistar mais recursos e benefícios, quem sairá ganhando são os pernambucanos e os recifenses.

SEGURANÇA — Nesta terça-feira (12), a governadora Raquel Lyra empossa em cerimônia na Arena Pernambuco 338 policiais penais que irão reforçar a segurança das unidades prisionais do Estado.

FORÇANDO — O vereador do Recife e primeiro suplente de deputado estadual do PSB, Davi Muniz, decidiu judicializar a saída do deputado Jarbas Filho da legenda. O vereador busca na justiça a possibilidade de assumir o mandato.

SINALIZAÇÃO POSITIVA — O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que irá se reunir com o presidente Lula para discutir uma saída para a crise financeira dos municípios com a queda no repasse do FPM.

ARTICULAÇÃO — Em uma articulação política do deputado federal Eduardo da Fonte, a prefeita de Ipojuca, Célia Sales se filiou ao PP e deverá lançar um nome filiado a legenda para sucedê-la no município.

POSSE — O novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), será empossado pelo presidente Lula (PT) nesta quarta-feira (13), em cerimônia na Esplanada dos Ministérios em Brasília.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade “Publicidade