Gilson Machado Neto vai apostar no ‘recall’ de Bolsonaro para a disputa no Recife

Coluna FocoPolítico desta sexta-feira

O ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, conhecido por sua proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deve liderar a chapa do Partido Liberal no Recife. Apesar do comando da legenda estar nas mãos do ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, uma articulação entre Bolsonaro e o presidente nacional do PL, Waldemar Costa Neto, teria garantido a Gilson Machado a autorização para enfrentar o atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), na disputa eleitoral do próximo ano.

Embora o PL seja um aliado do governo estadual e detenha o controle do Detran-PE, a governadora Raquel Lyra (PSDB) parece caminhar no sentido contrário da candidatura de Gilson e poderá seguir um caminho distinto na capital pernambucana.

Gilson Machado disputou o senado em 2022, obtendo impressionantes 323 mil votos somente no Recife, ficando apenas 38 mil votos atrás da senadora Teresa Leitão, do PT. Agora, ele aposta no reconhecimento associado a Bolsonaro e na possibilidade de fragmentação das candidaturas de esquerda para preencher o vácuo bolsonarista na capital.

Entretanto, seu maior desafio poderá ser o isolamento político. Apesar de contar com o apoio do ex-presidente Bolsonaro, o grupo dos Ferreiras, liderado pelos irmãos Anderson e André Ferreira, podem optar por uma postura mais reservada na campanha de Gilson para evitar conflitos com a governadora. Assim, Gilson enfrentará sozinho o candidato apoiado pela máquina estadual e o atual prefeito, que tem a máquina municipal moendo em seu favor.

ORDEM DE SERVIÇO — A governadora Raquel Lyra assinou, na última quinta-feira (14), ao lado da vice-governadora Priscila Krause a ordem de serviço das obras de requalificação do Aeroporto de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.

NA ESTRADA — Raquel Lyra aposta na caravana “Ouvir para mudar” para se aproximar da população e ao lado de prefeitos anuncia uma série de ações nos municípios e começa a dar um novo ritmo a sua gestão.

PROTAGONISMO — Para não ser engolido por outros aliados do presidente Lula no estado, o PT de Pernambuco, liderado pelo senador Humberto Costa deverá buscar privilégios junto ao governo federal para demonstrar força.

ALIANÇA — Com o retorno de Miguel Coelho, a expectativa é que no início da próxima semana o prefeito João Campos (PSB) anuncie o deputado estadual Antônio Coelho no comando da Secretaria de Turismo do Recife.

GARANHUNS — O prefeito Sivaldo Albino (PSB) comemora o sucesso de público nos primeiros dias do Festival Viva Jesus, em Garanhuns. O evento acontece até o próximo domingo (17), na Praça Mestre Dominguinhos.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade