O futuro político de Humberto Costa e as negociações do PT em Pernambuco

Coluna FocoPolítico desta terça-feira

O senador Humberto Costa, principal liderança do PT no estado, tem pavimentado uma possível candidatura ao Governo de Pernambuco em 2026, quando encerra o seu mandato de Senador. Apesar dos esforços, a possibilidade de o atual prefeito João Campos (PSB) se reeleger, e mesmo assim, renunciar ao mandato de prefeito para disputar o governo, tem tirado o sono dele.

Com a ameaça ao seu projeto, a solução foi o partido do presidente Lula exigir a indicação do vice-prefeito na chapa do PSB, pois, caso Campos decida disputar o governo, uma pessoa de confiança do Senador assumiria o comando da Capital até 2028.

Irredutíveis, os socialistas não abrem mão da vice, o que poderá levar o PT de Pernambuco a buscar uma aliança com a governadora Raquel Lyra. As mudanças nos planos poderiam fazer com que o palácio garantisse total apoio a uma candidatura própria do Partido dos Trabalhadores. Em troca, o senador Humberto Costa teria que abrir mão de disputar o governo do estado para buscar mais um mandato no Senado na chapa de Raquel.

Com o imbróglio formado, as negociações devem ser conduzidas junto à nacional do partido e com a anuência do próprio presidente. Nos bastidores, o movimento de Humberto Costa que acabou afastando do PSB o ex-governador e presidente do BNB, Paulo Câmara, e o ex-deputado e superintendente da Sudene, Danilo Cabral, ainda não teria sido engolido pela cúpula do partido.

APROXIMAÇÃO — Sem a indicação do vice-prefeito na chapa do PSB, o PT em Pernambuco poderá passar a integrar o governo Raquel Lyra e lançar candidatura própria no Recife. Sigla pode buscar o apoio do Palácio.

ARARIPINA — Em clima de desconfiança e rompimento, o prefeito Raimundo Pimentel e o vice-prefeito Evilásio Mateus parecem não falar a mesma língua. Crescem as apostas que Evilásio estará fora da chapa da situação em 2024.

ALINHADOS — Nesta quarta-feira (11), o ministro da Justiça, Flávio Dino, tem encontro marcado com a governadora Raquel Lyra no Palácio Campo das Princesas. O ministro deve anunciar apoio no combate ao crime organizado.

GARANHUNS — O prefeito Sivaldo Albino tem investido pesado na infraestrutura com intervenções em Escolas, Unidades de Saúde, e na construção de praças e do Museu do FIG. Oposição não deverá ter vida fácil em 2024.

MUDANÇA — Volta a ganhar força a tese de que a governadora Raquel Lyra poderá deixar as fileiras do PSDB e passar a integrar os quadros do PSD, de Gilberto Kassab. O partido tem investido no diálogo para atrair a gestora.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade “Publicidade