O papel de Humberto Costa e o protagonismo do PT nas eleições do Recife em 2024

Coluna FocoPolítico desta terça-feira

O senador Humberto Costa, vice-presidente nacional do PT, tem expressado o compromisso do partido em desempenhar um papel de destaque nas eleições municipais de 2024 no Recife. Durante a plenária municipal do PT na cidade, ele destacou a importância de ampliar as alianças políticas e deixou em aberto a possibilidade de apoiar o prefeito João Campos (PSB) em sua tentativa de reeleição e embora nenhuma decisão tenha sido tomada, o partido dá sinais que poderá lançar uma candidatura própria.

Com um histórico de disputa entre o PSB e o PT na cidade, o posicionamento do senador e líder petista começa a ganhar corpo e parece caminhar em lados opostos. Humberto Costa tem cobrado a fatia da legenda e condicionado o apoio a indicação da vice de Campos, assim como o PSB fez na campanha de Lula (PT) em 2022, quando indicou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Costa não descarta uma aliança entre PSB e PT no Recife, mas enfatiza a relevância do partido petista e relembra que a aliança tem assegurado investimentos importantes para a capital realizado pelo presidente Lula. O senador tem destacado que o partido irá buscar ampliar a bancada de vereadores e garantir o protagonismo nas eleições de 2024.

Com as mudanças na política, Humberto Costa chegou a afirmar que a antiga ‘Frente Popular’ já não existe mais como era no passado, e que as perspectivas do PT para as eleições de 2024 e 2026 deverá passar por um aumento expressivo de prefeitos e vereadores e a ampliação da bancada de deputados para possivelmente disputar o governo do estado.

A indicação do cargo de vice-prefeito na chapa dos socialistas parece ser o único caminho para o prefeito João Campos pacificar a relação e garantir o apoio da federação PT, PCdoB e PV. As negociações devem ser influenciadas pela posição do senador e pelo posicionamento do presidente Lula.

DECISÃO — A direção nacional do PT deu autonomia para os diretórios municipais negociarem acordos para 2024 em capitais e municípios, mas deve intervir em cidade como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

EM BRASÍLIA — Nesta terça-feira (24), Raquel Lyra cumpre uma extensa agenda em Brasília com o presidente Lula (PT) e o ministro Fernando Haddad, além de reuniões nos ministérios das Cidades, da Educação e Casa Civil.

PACIFICAÇÃO — A senadora Teresa Leitão (PT) tem exercido o papel de moderadora e vem tentando evitar um possível rompimento do PT com o PSB no Recife. A parlamentar defende o consenso na aliança com socialistas.

CORTE DE GASTOS — A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) colocou Pernambuco em primeiro lugar entre os estados do Nordeste com a maior economia de gastos de custeio da máquina pública.

REFORMA TRIBUTÁRIA — Nos últimos dias, senadores têm visto com bastante desconfiança a articulação do governo para forçar a aprovação da reforma tributária ainda este ano. O clima negativo parece contaminar a casa.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade “Publicidade