Raquel pode apostar em múltiplas candidaturas e ter mais de um aliado disputando a mesma prefeitura

Coluna FocoPolítico desta segunda-feira

A governadora Raquel Lyra (PSDB), parece disposta a manter sua estratégia vitoriosa de 2022 e deve apostar novamente em múltiplas candidaturas em cidades que terão segundo turno e atualmente são governada pela oposição.

Em municípios estratégicos, a ideia é forçar a realização de segundos turnos e criar um ambiente político mais acirrado e competitivo. Um dos pontos-chave desta estratégia é a possibilidade do palácio contar com pelo menos três candidaturas, ao invés de ter um único candidato em cidades como Recife e Petrolina.

O palácio acredita que a fragmentação de votos pode forçar uma segunda rodada de votações e ampliar as chances de vitória. Outro movimento que tem chamado atenção e deve influenciar nas eleições do próximo ano é a relação do presidente Lula com a governadora Raquel Lyra, que também tem cultivado o diálogo com os senadores petistas, Teresa Leitão e Humberto Costa, e deve abrir espaço para alianças em vários municípios.

Isso afasta a perspectiva de uma oposição mais dura por parte do Partido dos Trabalhadores (PT) no estado. Apesar das indicações de que os petistas possam caminhar com o PSB na capital pernambucana, fontes dos bastidores sugerem que a própria governadora vê com entusiasmo a possibilidade de uma candidatura própria do PT para enfrentar o atual prefeito João Campos (PSB), que vai buscar a reeleição e é considerado o favorito na disputa.

A verdade é que o cenário político em Pernambuco deverá permanecer dinâmico, com Raquel Lyra trabalhando arduamente para consolidar sua influência no estado. O resultado dessa estratégia de múltiplas candidaturas e alianças só será conhecida em outubro do próximo ano, mas sem dúvida vai manter a política em constante movimento.

RECIFE — Isabella de Roldão (PDT) assume interinamente o comando da Prefeitura do Recife com o recesso pessoal do prefeito João Campos (PSB). Isabella ficará à frente do Executivo municipal até o dia 7 de novembro.

PRESTÍGIO — Mais uma vez a presidente do PP Mulher e ex-deputada estadual, Roberta Arraes, recebe em sua residência em Araripina a visita da governadora Raquel Lyra (PSDB), durante agendas no Sertão do estado.

AGENDA — Com a agenda cheia nesta segunda (30), a governadora Raquel Lyra cumpre agenda na Mata Norte e no Agreste Setentrional, e visita os municípios de Goiana, Aliança, Macaparana e São Vicente Férrer.

ALIADO — O deputado estadual Antônio Moraes (PP), recebe nesta segunda-feira (30), a governadora Raquel Lyra (PSDB) para um almoço em seu sítio em Macaparana, e deve reunir lideranças políticas da Mata Norte.

JOGO DURO — O senador Humberto Costa segue mandando recados para o PSB e na última sexta (27), afirmou que dos partidos que restam na base do prefeito João Campos, o PT é o que tem maior tempo de rádio e TV.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade “Publicidade