Coluna FocoPolítico desta sexta-feira
O novo presidente nacional do PSDB, o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, ligado ao deputado federal Aécio Neves deve elevar a oposição ao governo Lula e adotar uma postura mais radical, afastando quadros importantes do partido.
Apesar de negar que deixará o ninho tucano, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) mantém uma boa relação e está cada vez mais próxima do presidente Lula (PT) e talvez por esse motivo, ande afastada da legenda. Com a nova direção nacional e a mudança de postura da sigla, integrantes do partido tucano afirmam que a permanência da governadora é insustentável, e Raquel já estaria de malas prontas para sair.
O movimento nacional do PSDB contra o governo Lula deve forçar a saída de Raquel Lyra, que precisará buscar abrigo em uma legenda aliada ao líder petista. Nos corredores do palácio, a ideia é que seja um partido mais ao centro, alinhado as pautas do governo federal. No radar, o PSD do ministro André de Paula poderia ser o caminho natural da governadora, mas as recentes conversas com o ministro Carlos Lupi, parecem ter colocado o PDT como opção. Na verdade, a única coisa realmente definida é que não será um partido de oposição a Lula.
RELAÇÃO PARTIDÁRIA — A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT), fez questão de enaltecer o encontro que teve com ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, considerado uma importante liderança do PDT.
CAMARAGIBE — A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi, pagou o salários dos servidores municipais e deve injetar cerca de R$11.8 milhões na economia e movimentar o comércio no período que antecede o Natal.
APOSTANDO ALTO — Confiante na gestão do PSB, o vereador do Recife, Marco Aurélio Filho, afirmou durante entrevista que apesar de não existir eleição ganha, a do prefeito João Campos é uma eleição de baixo risco.
AGENDA NO RECIFE — Lula desembarca mais uma vez no Recife no dia 11 de dezembro, onde participará ao lado do prefeito João Campos da entrega do habitacional Sérgio Loreto, no bairro de São José.
VIROU MEME — O govenador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou que vai discutir o uso do nome de estado pela marca Amazon durante a COP 28. O político disse que a empresa deveria pagar pelo uso da palavra em inglês.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.