Com aval de Bolsonaro, PL oficializa Gilson Machado como pré-candidato a prefeito no Recife

Coluna FocoPolítico desta quinta-feira

Ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Gilson Machado Neto toma posse e assume a presidência do PL Recife para disputar a prefeitura da capital pernambucana na eleição do próximo ano. Em clima de descontração, o ex-ministro do turismo foi oficializado como pré-candidato e deve se consolidar como um forte representante da direita, já que em 2022 chegou a ter mais de 323 mil votos somente no Recife, quando disputou uma vaga no senado federal.

Apesar do partido integrar a base do governo Raquel Lyra, e o clã dos ‘Ferreiras’ terem o controle do DETRAN-PE, o grupo deve subir em palanques opostos. A expectativa é que a governadora lance um candidato para disputar a prefeitura do Recife em 2024, mas não deve contar com o apoio do PL, e de Anderson e André Ferreira, que firmaram o compromisso de apoiar a candidatura de Gilson Machado na capital.

Com a polarização entre direita e a esquerda acentuada no país, Bolsonaro tem apostado alto em algumas campanhas e parece tratar a candidatura de Gilson como prioridade da legenda e deve intensificar as agendas ao lado do pré-candidato a prefeito do Recife em 2024.

ORÇAMENTO — A Alepe aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) e o Plano Plurianual (PPA) de Raquel Lyra, que acrescenta o repasse de R$ 1,1 bilhão para reforçar os cofres do estado.

SIRINHAÉM — O deputado federal Eduardo da Fonte destina recursos para o projeto Litoral Seguro, em Sirinhaém. O projeto do Ministério Público vai garantir a cooperação técnica e o compromisso com a segurança pública.

BALANÇO — A governadora Raquel Lyra avaliou o primeiro ano de sua gestão e as dificuldades políticas enfrentadas, e apesar dos desafios, conseguiu arrumar a casa e acredita que 2024 será de consolidação.

MARTELO BATIDO — De saída do PSDB, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, vai mesmo se filiar ao Republicanos, do ministro Silvio Costa Filho. A escolha deve movimentar o xadrez político na capital do agreste.

REFORMA MINISTERIAL — O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, tem sinalizado o desejo de deixar Esplanada após o 8 de janeiro de 2024. O presidente Lula, porém, quer que Múcio permaneça a frente da pasta.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade “Publicidade