Coluna FocoPolítico desta segunda-feira
A democracia brasileira foi abalada no dia 8 de janeiro de 2023, após um ato de terrorismo, que depois foi rotulado como uma tentativa de golpe. Na memória da população, ficaram as cenas de destruição e os prejuízos causados na sede dos três poderes. O evento não é considerado um simples ato isolado e representa o extremismo que assolou o país após uma eleição polarizada que acabou dividindo o país.
A hostilidade desencadeada nesse dia não tinha como alvo apenas a figura do presidente da república e os demais poderes constituídos, mas buscava minar os pilares essenciais da democracia. O governo acredita ser imprescindível elembrar os eventos desse dia sombrio, não para reviver o medo, mas para fortalecer a determinação em preservar a democracia. A tentativa de golpe foi uma advertência clara de que é preciso permanecer vigilante e engajado na defesa das instituições que fundamentam a sociedade.
Relembrar o 8 de janeiro para fortalecer as instituições, promover o diálogo e repudiar qualquer semente de autoritarismo. Somente através do comprometimento coletivo com a preservação de nossos princípios democráticos e culturais podemos garantir que eventos tão nefastos nunca mais se repitam na história do país.
DEMOCRACIA INABALADA — A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), participa do evento “Democracia Inabalada”, um ato em defesa da democracia que acontece em Brasília, a partir das 15h.
SEM DESCANSO — O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) parece ter abdicado do descanso e começou o ano a todo vapor, com entrega de ambulância e ordem de serviço para melhorar a infraestrutura na Cohab III.
IPOJUCA — A prefeita Célia Sales, bateu o martelo e oficializou o nome da vereadora Adilma Lacerda como pré-candidata a prefeita. A sucessora deverá ser apresentada na quinta (11), durante a convenção do PP em Ipojuca.
ACERTOU — O Reveillon no Recife foi um verdadeiro sucesso e tem garantido bastante elogios à gestão do secretário de Turismo do Recife, Antônio Coelho. O grande desafio agora é o Carnaval da Capital Pernambucana.
MONTAGEM DE CHAPA — Com a virada do ano, vereadores e pré-candidatos no Recife começam a fazer contas para montar chapas competitivas em partidos com condições de oferecer estrutura para a disputa eleitoral.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.