A influência de Raquel Lyra e o peso do palácio devem interferir na eleição de Caruaru

Coluna FocoPolítico desta quarta-feira

Com um alto índice de aprovação na capital do agreste, é impossível negar o peso que a governadora Raquel Lyra (PSDB) terá nas eleições de Caruaru. O prefeito Rodrigo Pinheiro, que estava de saída do PSDB e com as malas prontas para se filiar ao Republicanos, parece ter desistido da ideia em cima da hora. Aliados teriam alertado o prefeito sobre os riscos de uma escolha errada, que poderia colocar automaticamente a máquina estadual no palanque adversário e acabar inviabilizando a sua reeleição no município.

Para piorar a situação, a governadora está prestes a consolidar uma aliança com o PDT, partido do principal adversário de Pinheiro, o ex-prefeito Zé Queiroz. Com as cartas na mesa, Raquel deve ditar o jogo em Caruaru e decidir se indica uma pessoa de extrema confiança para a vice de Rodrigo Pinheiro, ou se une as forças políticas ao projeto de Queiroz.

Com o cenário embaralhado, é possível que Pinheiro deixe para tomar a decisão somente em abril, quando encerra o prazo de filiação exigido para quem pretende concorrer às Eleições de 2024. Enquanto o martelo não é batido, o diálogo e as articulações políticas devem ser intensificadas.

DIÁLOGO — Apesar de discutir obras estruturadoras para Caruaru, o encontro da última terça-feira (16), entre o prefeito Rodrigo Pinheiro e a governadora Raquel Lyra também serviu para discutir o cenário político.

ENTREGAS — Ao lado de deputados estaduais e da vice-governadora Priscila Krause, a governadora Raquel Lyra entregou 12 viaturas de resgate para o Corpo de Bombeiros, através do programa Juntos Pela Segurança.

POSSE — Ricardo Alexandre de Almeida toma posse como procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE) para o biênio 2024-2025 em cerimônia na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

VANTAGEM — Praticamente sem oposição, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, apoiado pelo grupo dos ‘Coelhos’, é um dos poucos gestores que caminha para uma reeleição tranquila e com baixo risco em 2024.

EDUCAÇÃO — Ao lado do presidente Lula, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) participou da solenidade que sancionou a nova lei de incentivo financeiro educacional para estudantes de baixa renda do ensino médio.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade “Publicidade