João Campos a um passo de oficializar Vitor Marques como vice na chapa da Frente Popular

Coluna FocoPolítico desta sexta-feira

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), parece estar a um passo para anunciar o nome que irá compor a sua chapa como vice-prefeito nas eleições deste ano. Na busca pela reeleição, Campos precisa tomar uma decisão acertada que deverá influenciar diretamente no seu futuro político e na possível candidatura ao governo de Pernambuco em 2026.

Aos 30 anos, Vitor Marques, atual Chefe de Gabinete do prefeito, surge como o nome mais cotado para o cargo de vice. Filiado ao PCdoB, partido que integra a federação junto com o PT e o PV, Marques é considerado uma pessoa de extrema confiança de Campos. Esta escolha, no entanto, pode não agradar lideranças do PT, que têm pressionado por um vice com DNA petista.

João Campos está ciente de que a escolha do vice-prefeito não será apenas para assegurar uma chapa forte e coesa em outubro, mas também para garantir que a prefeitura continue sob sua influência, caso ele decida renunciar ao mandato em 2026 para disputar o governo estadual. A confiança em Vitor Marques pode ser o fator decisivo, pois Campos precisará de alguém capaz de gerir a cidade na sua ausência e manter a aliança política intacta.

A pressão dentro da Frente Popular do Recife é visível. Lideranças como o senador Humberto Costa têm defendido a escolha de um vice-prefeito diretamente ligado ao PT, visando fortalecer a aliança e garantir um espaço de protagonismo ao partido. Mas essa opção parece está descartada, uma vez que a segunda opção seria a atual secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, que poderia trazer consigo o peso de uma representação feminina na chapa, mas pode enfrentar ainda mais resistência devido à sua filiação ao MDB, o que poderia causar um imbróglio com o presidente Lula.

A escolha do vice tem sido um verdadeiro teste de habilidade política para João Campos, que precisa equilibrar alianças partidárias e seus ambiciosos planos para 2026.

DECISÃO — O prefeito João Campos, teria aproveitado um encontro com o presidente Lula para comunicar que o PT não ficará com a vice no Recife. Dirigentes do diretório estadual e municipal negam essa informação.

OPOSIÇÃO — O deputado federal Mendonça Filho pediu afastamento da presidência do União Brasil no Recife por discordar de apoio do partido à reeleição do prefeito João Campos (PSB), que representa a esquerda e o PT.

CARUARU — Nesta sexta-feira (31), a governadora Raquel Lyra (PSDB) cumpre agenda no município de Caruaru para realizar entregas e anunciar a instalação de uma nova indústria de tratores na capital do Agreste.

OLINDA — A pré-candidata à prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), vai se desincompatibilizar e deixar o cargo de secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo no dia 05 de junho.

RECENTRO — A Prefeitura do Recife anunciou a doação dos terrenos do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio para a construção de campus do IFPE. A iniciativa faz parte do Recentro, programa de revitalização do centro da cidade.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade