Coluna FocoPolítico desta segunda-feira
Com os petistas órfãos de candidato a prefeito do Recife, a pré-candidatura de Dani Portela (PSOL) pode ganhar um impulso significativo. Muitos eleitores petistas, insatisfeitos com o projeto de João Campos (PSB) e sua estratégia de deixar o PT em segundo plano, veem em Portela uma alternativa legítima para a esquerda.
Campos dá sinais de que não se posicionará como candidato da esquerda, buscando votos do centro, como fez em 2020. Esta postura pode afastar ainda mais as principais lideranças políticas de esquerda na capital pernambucana.
Apesar do conflito com os petistas, João Campos goza de alta popularidade. Mesmo focado na reeleição para prefeito do Recife, ele já mira 2026, planejando renunciar para disputar o governo de Pernambuco. Para fortalecer seu projeto, Campos deverá escolher como vice-prefeito o ex-chefe de gabinete, Victor Marques, que, apesar de filiado ao PCdoB, nunca militou como comunista.
SITUAÇÃO DIFÍCIL — Apesar de não ter jogado a toalha e insistir na candidatura, o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) não deverá ser o indicado da federação PSOL-Rede para disputar a prefeitura do Recife.
A CONTA NÃO FECHA — Com duas vagas para o senado, João Campos já teria pelo menos cinco pré-candidatos, são eles: Silvio Costa Filho, Marília Arraes, Miguel Coelho, e os senadores Fernando Dueire e Humberto Costa.
CARUARU — Nos bastidores, estariam na disputa pela vaga de vice-prefeito na chapa de Zé Queiroz (PDT) o ex-deputado Erick Lessa (Republicanos), Raffiê Dellon (União Brasil) e o ex-senador Douglas Cintra (PSB).
FORÇA POLÍTICA — A vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, realizou uma demonstração de força ao reunir mais de 500 pré-candidatos do partido ao lado de grandes lideranças partidárias.
SEM PACIÊNCIA — Quem circula próximo ao presidente Lula (PT) tem se queixado da falta de paciência do petista. O diálogo é sempre curto e, se as coisas não forem pragmáticas, certamente serão delegadas a um auxiliar.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.