O fracasso do Líder do Governo, Fernando Bezerra Coelho na disputa por uma vaga no TCU
Na disputa por uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) amargou uma grande derrota para o senador Antonio Anastasia (PSD-MG), que foi eleito ministro da corte de contas com 52 votos no plenário do Senado Federal.
Com apenas 7 votos, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) saiu menor do que entrou, e ainda viu a senadora Kátia Abreu (PP-TO) obter 19 votos, mais que o dobro da sua votação. No meio político, a derrota é vista como desastrosa, e deve ter consequências para o senador pernambucano, que demostrou fraqueza ao não conseguir articular apoios suficientes para o seu projeto.
O senador FBC agora segue para o seu último ano de mandato no Senado, mas o caminho talvez não seja a aposentadoria. Em uma possível reviravolta no jogo político estadual, Fernando poderia ser o nome indicado pela frente popular para disputar o senado, uma vez que seu partido, o MDB é aliado do governo em Pernambuco.
Em contra partida, Miguel Coelho abriria mão da disputa para chegar ao Palácio do Campo das Princesas, sem atrapalhar o PSB que ainda não tem um nome definido para suceder o governador Paulo Câmara.
Uma possível reedição do grupo dos Coelhos de volta a frente popular e o MDB com um candidato na majoritária, tende a contribuir na criação de uma chapa competitiva, beneficiando diretamente o deputado federal Raul Henry, o filho do senador Jarbas Vasconcelos e o deputado estadual Tony Gel.
Resta saber se os socialistas estariam dispostos a passar uma borracha no passado e reatar os antigos laços de amizade.
NOVO MINISTRO DO TCU
Antonio Anastasia vai ocupar a vaga do ministro Raimundo Carreiro, que foi nomeado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, como embaixador do Brasil em Lisboa (Portugal).