Coluna FocoPolítico desta segunda-feira

Chapa com Lula e Alckmin pode garantir o PT na Frente Popular em Pernambuco

Uma possível aliança entre o ex-presidente Lula e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin começa a ganhar força entre aliados da esquerda, depois que Alckmin anunciou na semana passada a sua desfiliação do PSDB depois de 33 anos.

Durante 13 anos em que foi governador, Geraldo Alckmin tinha como principal oposição o PT, inclusive com trocas de ataques entre adversários durante as campanhas eleitorais, mas a boa relação institucional sempre existiu enquanto Lula e Dilma Rousseff estiveram como presidentes.

Entretanto, parece que as lembranças de chumbo trocado por quase 20 anos ficaram no passado, e não devem ter importância para a montagem de uma frente ampla contra Jair Bolsonaro, onde vem se especulando uma chapa com Lula presidente e Alckmin vice-presidente.

Socialista afirmam que as conversas estariam bem avançadas e o ex-governador deve se filiar ao PSB, possibilitando um acordo nacional entre as siglas e a indicação de Geraldo Alckmin para vice na chapa petista.

Em Pernambuco, a indicação do PSB de um candidato a vice na chapa de Lula poderia selar de vez a paz entre os partidos, e garantir o apoio do PT na frente popular, que ainda não tem um candidato definido para suceder o governador Paulo Câmara.

Com este novo cenário, o PT deve fazer o inverso no âmbito estadual, indicando um nome para ser o vice-governador na chapa estadual do PSB, e abriria de vez uma disputa pela vaga no Senado entre partidos aliados.

Os partidos PP, PSD e Republicanos devem acirrar a disputa pela vaga de senador na frente popular caso esse novo cenário venha a se concretizar.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade “Publicidade