Coluna FocoPolítico desta segunda-feira

Paulo Câmara deve anunciar nome do Governador, mas Vice e Senado ficam para final de fevereiro

O governador Paulo Câmara (PSB), legítimo condutor da frente popular deve anunciar até o final desta semana o nome do seu sucessor para disputar o Governo de Pernambuco pelo PSB. A data limite que era até o final de janeiro pode ser prorrogada por mais alguns dias, e a expectativa é que aconteça até a próxima sexta-feira (05).

Deputados aliados garantem que o nome a ser anunciado é o do deputado federal Danilo Cabral (PSB), quadro histórico dentro do partido socialista no estado. Em ausculta aos presidentes de partidos e deputados aliados, o governador parece está decidido na escolha do nome, faltando apenas o anúncio oficial.

O PP, PT, PDT, PSD e Republicanos estão de olho no Senado, mas a disputa parece ficar entre os deputados André de Paula (PSD) e Eduardo da Fonte (PP), sendo este último o favorito devido ao tamanho da legenda no estado. A verdade é que essa decisão tende a se estender até o final de fevereiro, quando deverá ser anunciado o restante da composição da chapa majoritária da frente popular liderada pelo PSB em Pernambuco.

Decidido a não inventar a roda, o governador vai escolher um político ao invés de um técnico, e precisa unir o time e animar a tropa para as eleições desse ano. O diálogo com as principais lideranças políticas que fazem parte da sua base aliada é imprescindível para não deixar arestas e gerar desgaste com a escolha do nome para o governo.

O fator decisivo é a composição com o PT, e Paulo Câmara precisa avançar nas tratativas com o partido para garantir Lula no palanque da frente popular, e não deve anunciar o nome escolhido sem antes alinhar com as lideranças  petistas.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade