No último sábado (30), a deputada Roberta Arraes esteve visitando a indústria Maná Alimentos, localizada na cidade de Araripina, onde foi recebida pelo diretor presidente, Rodrigo Dantas.
A Maná Alimentos iniciou suas atividades no ano de 2010 e tem como seu principal produto a fécula de mandioca. Com um investimento de 40 milhões de reais, gera emprego e renda para a região, além da capacidade de estimular o desenvolvimento de outros setores.
O grupo escolheu a cidade de Araripina para ser sede da Maná depois de avaliar alguns pré-requisitos, como a tradição no plantio e cultivo da raiz de mandioca; fornecimento de água por meio da Compesa; terras com preço razoável permitindo a sua aquisição para o plantio de mandioca; disponibilidade de boa infraestrutura, entre outras.
Durante a visita à indústria, o diretor presidente falou para a deputada sobre alguns entraves na região, como por exemplo, a “antracnose”, que é uma doença que pode ocorrer em várias culturas causada por fungos, que está afetando diretamente o plantio da mandioca e vem preocupando a todos os agricultores e o grupo Maná.
Diante disso, Rodrigo Dantas solicitou o apoio de Roberta no sentido de chegar ao Governo do Estado, através do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco, para buscar uma solução urgente e não afetar essa importante atividade econômica da região do Araripe.
Outro questionamento dos agricultores e da indústria foi sobre a malha viária, especificamente a PE-700, que liga a cidade de Araripina a Salitre -CE, e onde está a maior concentração do plantio da mandioca.
A deputada informou que destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para elaboração do projeto da estrada que já se encontra pronto, faltando apenas a licitação para a execução.
Por fim, Roberta Arraes se disponibilizou a ir aos órgãos competentes do estado levar a solicitação que é de extrema importância para todos aqueles que vivem da mandiocultura na região.
“Sabendo a importância da indústria Maná com a mandiocultura em nossa região, devido a fonte de emprego e renda que gera para tantos, irei ao Governo do Estado levar a questão e assim buscar possíveis soluções sobre esta doença que vem preocupando a todos do setor. Vamos unir forças e buscar uma resolução o quanto antes! Comprometo-me a ajudar a todos que vivem do plantio da mandioca. Tudo o que for em prol do desenvolvimento das macrorregiões de Pernambuco, estarei a disposição para trazer a solução”, afirmou a parlamentar.