Ex-governador Paulo Câmara é nomeado presidente do Banco do Nordeste

O ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, foi nomeado presidente do Banco do Nordeste (BNB) nesta quarta-feira (29), após uma reunião do conselho de administração e vai dirigir a instituição financeira de fomento regional.

O ex-governador vai suceder o agora ex-presidente do BNB, José Gomes da Costa, que ocupava o cargo desde janeiro de 2022. A nomeação de Paulo Câmara representa um movimento estratégico do governo federal e após se desfiliar do PSB, passou a integrar a cota pessoal do presidente Lula (PT).

O ex-socialista possui vasta experiência no setor público, é funcionário de carreira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), formado em economia pela Universidade federal de Pernambuco (UFPE) com mestrado em economia. Entre 2015 e 2022, exerceu o cargo de governador de Pernambuco durante oito anos de mandato. A frente da estatal, deve contribuir para o fortalecimento da instituição financeira e ampliar os investimentos em projetos de desenvolvimento econômico na região Nordeste.

A nomeação chegou a esbarrar na quarentena que proibia a indicação para estatais de integrantes de partidos ou pessoas que atuaram como dirigentes de partido político. Essa regra da Lei das Estatais foi suspensa pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF) e abriu o caminho para a nomeação de Câmara.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade