Haddad vence queda de braço com Rui Costa na Disputa pela Meta de Déficit Zero

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, vence a disputa com Rui Costa, e a meta de déficit zero será mantida, segundo decisão apoiada por Luiz Inácio Lula da Silva.

O relator da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), Danilo Forte, havia estabelecido o prazo máximo de 16 de janeiro para o governo apresentar uma emenda solicitando a mudança da meta. No entanto, a emenda, defendida por Costa, não será enviada até amanhã, conforme a decisão de Haddad respaldada por Lula.

A alteração na meta, se ocorrer, provavelmente será adiada para março, quando o Tesouro Nacional divulgará o primeiro relatório bimestral de receitas e despesas do ano. Nesse momento, o governo poderá buscar revisões por meio do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN), uma proposição de iniciativa exclusiva do chefe do Poder Executivo.

O ministro da Fazenda sempre defendeu essa abordagem, argumentando que, até março, o governo teria a oportunidade de aprovar medidas para aumentar a arrecadação, aproximando-se da meta de déficit zero.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade “Publicidade