A Audiência é promovida pelo Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, Vereador Marco Aurélio Filho, e pretende construir um calendário efetivo de abastecimento para as regiões periféricas do Recife
Nesta terça (28/11), o Vereador Marco Aurélio Filho anunciou que vai promover uma Audiência Pública na Câmara Municipal sobre o “Desabastecimento de água nas áreas periféricas do Recife”. O encontro será realizado no dia 11 de dezembro às 14h e pretende reunir representantes da Compesa, poder público, órgãos reguladores, especialistas em gestão hídrica, e, principalmente, os moradores das áreas impactadas para discutir as razões e as possíveis soluções para o desabastecimento de água nas áreas periféricas do Recife.
“No Alto do Pascoal os moradores estão ficando dias sem água, estamos começando a festa do Morro e novamente alguns locais nas proximidades como o Alto José do Pinho, ficam sem abastecimento. A Compesa divulga o calendário, mas a água não chega no dia que é pra chegar”, pontuou o Vereador em discurso na Câmara Municipal do Recife.
Desde 2010, a Organizações das Nações Unidas (ONU) reconheceu o direito à água limpa e segura como um direito humano essencial para o efetivo bem-estar e qualidade de vida da população. Entretanto, são recorrentes os problemas no fornecimento de água nas áreas periféricas do Recife, afetando diretamente a vida de milhares de munícipes.
“Nossa ideia é proporcionar um espaço para o diálogo aberto e transparente, buscando identificar as causas dos problemas enfrentados pelas comunidades periféricas e, assim, cobrar medidas eficazes que possam ser implementadas para assegurar um fornecimento estável e igualitário de água para todas as regiões do Recife”, finaliza o parlamentar.