Comissões de Direitos Humanos e Saúde da Câmara Municipal do Recife fiscalizam situação do Hospital Barão de Lucena

Blitz foi realizada pelo Vereador Marco Aurélio Filho, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, e pela Vereadora Natália de Menudo, presidente da Comissão de Saúde.

O vereador Marco Aurélio Filho (PV), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, e a vereadora Natália de Menudo (PSB), presidente da Comissão de Saúde, realizaram uma vistoria conjunta dos Colegiados da Câmara Municipal do Recife no Hospital Barão de Lucena para fiscalizar a situação da fila de espera nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pediátricas e neonatais da Rede Estadual, na manhã desta quarta (22/05). Os vereadores foram conferir de perto a real situação das crianças recifenses que aguardam atendimento especializado.

Na ocasião, os parlamentares conversaram com a direção do hospital acerca do atual cenário enfrentado na saúde do Estado visando entender porque o equipamento localizado no bairro da Iputinga, zona oeste do Recife, é uma das unidades mais afetadas nesse período. As principais queixas da população giram em torno da escassez de materiais adequados, falta de remédios específicos e a falta de leitos, o que sobrecarrega o sistema.

“A gente veio aqui para fiscalizar, acompanhar a situação de perto e buscar entender porque o Governo do Estado deixou de investir na saúde depois de 16 anos. A gente não pode admitir que 1,21 bilhões de reais deixem de ser investidos na saúde, precisamos cuidar do nosso povo”, disse Marco Aurélio.

“Minha sensibilidade não parte apenas do meu papel, enquanto presidente da Comissão de Saúde, eu sou mãe e tenho visto muitas outras mães sofrerem. Seguiremos firmes em busca de melhorias e estabilidade na saúde das nossas crianças.”, frisou Natália de Menudo. 

A vistoria é a primeira ação do Grupo de Trabalho que está acompanhando a situação das UTIs no Estado. A proposição de autoria do vereador Marco Aurélio Filho, foi aprovada por unanimidade no Plenário da Câmara na terça-feira (21/05) e pretende unir as duas comissões da Casa para acompanhar de perto a situação.

“Entendemos que essa é uma crítica que envolve a saúde e também os Direitos Humanos. Temos a informação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que a fila de espera já chegou a mais de 150 crianças aguardando por leito de UTI pediátrica em Pernambuco. Este foi o maior número deste ano, mas gosto sempre de dizer, isso não é só um número, uma estatística, são vidas inocentes que estão sendo ceifadas pela falta de gestão”, destacou o vereador.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade