Coluna FocoPolítico desta sexta-feira
A governadora Raquel Lyra (PSDB) está prestes a iniciar transformações significativas em seu secretariado, sinalizando uma nova fase após um período de adaptação. A possibilidade de indicações partidárias ganharem destaque na administração estadual, especialmente no primeiro escalão, tem agitado os bastidores da política pernambucana.
Com a possibilidade de novos partidos passarem a integrar à base do governo estadual, a expectativa é que também exista uma reconfiguração nas relações com a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Entretanto, essa mudança não ocorre sem desafios, já que a indicação de deputados estaduais para secretarias pode abrir espaço para suplentes assumirem mandatos na Alepe, gerando um impacto na dinâmica legislativa.
Em ano de realizações e entregas, Raquel Lyra busca consolidar seu governo e pavimentar o caminho para a consolidação política no estado. O desafio inclui não apenas ajustes internos, mas também a construção de alianças sólidas em um ano eleitoral, onde a governadora se torna uma figura-chave.
Detentora da máquina estadual, Raquel é posicionada para ser a grande eleitora nas eleições municipais de 2024, influenciando e impulsionando candidaturas nos diversos municípios pernambucanos.
CEDÊNCIAS — A respeito dos servidores do Estado cedidos às prefeituras e que devem retornar imediatamente às funções originais, Raquel Lyra reforça decisão, mas deve abrir diálogo para negociações pontuais.
SOLENIDADE — A governadora Raquel Lyra participa da posse do comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco nesta sexta-feira (26), às 10h. A cerimônia acontece no Quartel do Comando Geral, no Derby.
ALTERNATIVA — Assim como aconteceu em 2022 com Geraldo Alckmin, que se filiou ao PSB para ser indicado para a vice de Lula, João Campos vai escolher um aliado para se filiar ao PT e indicá-lo para a vaga de vice.
CARTA NA MANGA — Ana Paula Vilaça (Chefe do Gabinete do Centro do Recife) e Roberto Gusmão, ex-presidente da Emlurb e ex-secretário de Infraestrutura do Recife podem ser as opções para a vice de João Campos.
AFASTADAS — Tem chamado atenção o distanciamento entre a líder do Solidariedade em Pernambuco, Marília Arraes, e a deputada federal, Maria Arraes, que parece não falar mais a mesma língua da irmã.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.