Movimento de João Campos tira MDB do radar do palácio e fortalece Frente Popular no Recife

Coluna FocoPolítico desta quinta-feira

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), demonstrou habilidade política ao conquistar o apoio do MDB para a Frente Popular, liderada por seu partido. O feito, que frustrou os planos da governadora Raquel Lyra (PSDB), coloca Campos em destaque na cena política municipal e estadual. Embora os detalhes do acordo com o MDB ainda não sejam claros, João Campos prometeu apoio ao partido aliado, visando fortalecer seu espaço na capital pernambucana.

Apesar de ter muito para comemorar, o prefeito ainda enfrentará um desafio significativo sobre a situação do PT, que pretende negociar a indicação do vice na chapa da Frente Popular, liderada por Campos. Com o ex-presidente Lula à frente das negociações, a pressão para aceitar a indicação petista aumenta, mas o favoritismo de Campos torna o cenário desfavorável para concessões.

Olhando para as eleições de 2026, caso João Campos decida concorrer ao Governo do Estado, terá outra equação complexa, uma vez que pelo menos quatro aliados já estariam almejando as duas vagas para o Senado na chapa socialista. Os nomes do ministro Silvio Costa Filho (Republicanos), do ex-prefeito Miguel Coelho (União Brasil) e dos senadores Humberto Costa (PT) e Fernando Dueire (MDB), parecem está na mesa, mas Campos precisará encontrar uma solução equilibrada para evitar um racha no bloco aliado.

A trajetória política de João Campos promete ser desafiadora, exigindo habilidade e muito jogo de cintura para manter a coesão da Frente Popular.

CONSEQUÊNCIA — Após o MDB anunciar a aliança com o prefeito João Campos, a governadora Raquel Lyra deve pedir de volta a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, e a JUCEPE, ocupadas por aliados de Raul Henry,

AGENDA PRESIDENCIAL — O presidente Lula (PT) deve cumprir mais uma agenda no estado. Planalto ainda não confirmou, mas a previsão é que o petista desembarque em solo pernambucano na próxima quinta-feira (4).

RECIFE — As vésperas do fim das filiações partidárias para as eleições deste ano, o deputado federal Mendonça Filho foi reconduzido à presidência do diretório municipal do União Brasil no Recife.

MUDANÇA — O vereador do Recife, Tadeu Calheiros, decidiu trocar a oposição pela base do prefeito João Campos e se filiou ao MDB para disputar a reeleição. O anúncio aconteceu durante grande ato de filiação do partido.

PÁSCOA — Desejamos aos nossos leitores uma Feliz Páscoa! Que seja repleto de paz, alegria e renovação para você e sua família. Faremos um recesso da Coluna FocoPolítico, que retorna na próxima segunda-feira (1).

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade