Coluna FocoPolítico desta quinta-feira
A decisão do partido Rede em vetar as pré-candidaturas de Ricardo Gadêlha e Alice Gabino, alegando infidelidade partidária por seu apoio a Dani Portela (PSOL) no Recife, expõe um racha familiar e acusações na família Gadêlha. Ricardo, médico e pré-candidato a vereador do Recife, não hesitou em classificar a decisão como uma “aberração jurídica” e acusou seu irmão, o deputado federal Túlio Gadêlha, que comanda o partido no estado, de minar seu projeto político.
Ricardo Gadêlha afirma que sua pré-candidatura e a de Alice Gabino estão em total consonância com as decisões da Federação Rede-PSOL, que referendou os nomes de Dani Portela e Alice Gabino como seus candidatos, e aponta o veto imposto pelo diretório municipal como uma tentativa de golpe orquestrado pelo próprio irmão, o deputado Túlio Gadêlha.
Apesar da decisão, Ricardo Gadêlha deve insistir na pré-candidatura e buscar reverter a decisão através da executiva nacional do partido. Heloísa Helena pode fazer a ponte para reverter a decisão local.
Esse embate entre irmãos no cenário político do Recife expõe um grande racha na federação PSOL-Rede e deve aumentar a tensão até outubro.
POSSE — A pré-candidata a prefeita de Araripina, Roberta Arraes (PP), assume o mandato de deputada estadual nesta sexta (12) no lugar do deputado Cleiton Collins, que vai se dedicar à coordenação de campanhas do PP.
IPOJUCA — O pré-candidato a prefeito Carlos Santana (Republicanos) recebeu o apoio da atual vice-prefeita, Patrícia de Leno. Santana tem garantido uma frente ampla ao seu projeto e conta também com o apoio do PT.
OLINDA — Apesar dos esforços dos petistas em torno da pré-candidatura de Vinicius Castello (PT), o partido Republicanos decidiu seguir na direção contrária e apoia a pré-candidata Mirella Almeida (PSD).
SÃO BENTO DO UNA — O empresário Zé Almeida (PSDB), que vai disputar a prefeitura de São Bento do Una, anunciou o avicultor Alípio Costa (PSD) como vice na chapa. Apesar do favoritismo, a eleição deve ser acirrada.
VOTAÇÃO — A Câmara aprovou o projeto que regulamenta a reforma tributária. Da bancada pernambucana, apenas Coronel Meira (PL), André Ferreira (PL), Fernando Rodolfo (PL), Michele Collins (PP) e Pastor Eurico (PL) votaram contra.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.