Atentado contra Trump evidencia os perigos da radicalização e ameaça à democracia

Coluna FocoPolítico desta segunda-feira

O atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acende um alerta sobre a radicalização e a violência política no mundo e no Brasil. Um evento político em um dos países mais poderosos do mundo terminou com dois mortos e o candidato à presidência ferido por um tiro de raspão na cabeça, o que leva a imaginar o que pode acontecer em nosso país.

Todos têm o direito de discordar e se posicionar em lados opostos, mas a intolerância é completamente inaceitável, e a radicalização política representa um grande risco para a democracia.

Talvez devido ao fácil acesso às armas de fogo, como o fuzil AR-15 usado no ataque, ou pelo simples fato da crescente polarização nos EUA, o país americano possui um histórico com cerca de 15 tentativas de assassinato a presidentes, com quatro delas resultando em morte.

A retórica inflamada de ambos os lados contribui para um clima de animosidade que pode incitar atos violentos perigosos. No Brasil, o atentado contra Jair Bolsonaro também quase resultou em uma tragédia.

Independente do posicionamento partidário, é visível a necessidade de moderação no discurso político para que a violência não tenha lugar em uma democracia.

DIREITA — Partido de Bolsonaro reúne lideranças em evento do PL Jovem no Recife. O pré-candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado Neto, e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) participaram do evento.

IPOJUCA — Com folga, o pré-candidato a prefeito Carlos Santana (Republicanos) tem liderado as pesquisas de intenção de votos e pode emplacar uma grande derrota ao grupo da atual prefeita Célia Sales em outubro.

ARTICULAÇÃO — A governadora Raquel Lyra fez uma convocação extraordinária para que os deputados estaduais possam votar nesta segunda-feira (15) os projetos do Executivo e vai precisar de muita articulação para aprová-los.

GRANDE QUADRO — Desde que assumiu o Ministério de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho tem se posicionado como importante auxiliar do presidente Lula e se destaca entre os pernambucanos que ocupam cadeira na esplanada.

EM CIMA DO MURO — De olho nos votos da esquerda, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, apesar de estar filiado ao PL, tem se afastado de pautas da direita para evitar ser taxado de bolsonarista.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade