Coluna FocoPolítico desta quinta-feira
O ex-prefeito de Caruaru, Zé Queiroz (PDT), tem se consolidado na disputa pela prefeitura da capital do Agreste e pode atrapalhar os planos de reeleição do atual prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), apoiado pela governadora Raquel Lyra. Queiroz tem construído uma frente ampla em torno de sua pré-candidatura e, além de seu próprio partido, já conta com o apoio do PSB e da federação PT, PCdoB e PV.
O ex-deputado estadual Erick Lessa decidiu abrir mão da disputa pela prefeitura de Caruaru e deve oficializar o apoio do Republicanos à candidatura de Zé Queiroz. A articulação teria sido conduzida pelo ministro Silvio Costa Filho, que lidera o partido no estado.
Na base de Queiroz, o delegado Lessa deverá disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Caruaru. A expectativa é que o União Brasil também possa aderir ao palanque do PDT. Apesar de ainda não ter definido o candidato a vice-prefeito, o nome do ex-senador Douglas Cintra, filiado ao PSB, voltou a ganhar força como uma opção, assim como Raffiê Dellon (UB).
CARUARU — O deputado federal e pré-candidato a prefeito, Fernando Rodolfo (PL), parece comemorar a desistência da candidatura do delegado Lessa, que poderia dividir os votos bolsonaristas na disputa.
SUSPENDEU — A Justiça Eleitoral determinou a suspensão imediata de uma pesquisa realizada pelo instituto Data Results para as eleições de Petrolina. A Justiça identificou inconsistências e aplicou multa de R$ 53 mil.
ATENTADO — O prefeito de Capoeiras, conhecido como Nego do Mercado, foi vítima de um atentado com uma faca na zona rural do município. O suspeito, de 58 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar.
BALANÇO — A governadora Raquel Lyra apresentou nesta quarta-feira (17) as ações dos primeiros 18 meses da gestão e destacou que, somente no primeiro semestre de 2024, o governo já aportou R$ 1 bilhão em investimentos.
TENSÃO — Após todo o imbróglio, será difícil manter a relação entre o PDT e a governadora Raquel Lyra. Assim como aconteceu com o União Brasil e o MDB, é muito provável que o partido desembarque para a oposição.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.