Coluna FocoPolítico desta quinta-feira

Federação entre MDB e PSDB pode colocar Jarbas e Raul Henry na oposição em Pernambuco

Ainda no início das negociações para uma possível federação partidária, os presidentes do MDB, Baleia Rossi, e do PSDB, Bruno Araújo, vão a mesa e negociam a união nacional dos partidos.

Em Pernambuco, essa articulação poderia acabar colocando o senador Jarbas Vasconcelos, e o deputado federal Raul Henry, que comandam o MDB estadual na oposição da frente popular, liderada pelo governador Paulo Câmara. Mesmo estando no início das negociações, essa possível união deve preocupar Raul e Jarbas, que poderão ter que decidir entre travar uma briga interna na legenda ou se migram para outro partido para continuar na base do atual governo.

Sem chapa de federal no MDB, o caminho natural de Raul Henry parar disputar a reeleição de federal já seria o PSB, mas agora com esse novo cenário será necessário tomar decisões maiores, que envolvem o comando estadual da sigla.

Os dois partidos possuem pré-candidatos à Presidência da República, e essa possível  formação deve unir João Doria e Simone e Tebet rumo ao Planalto.

A verdade é que a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, é a principal beneficiada no estado com essa possível aliança entre os dois partidos, uma vez que é pré-candidata a Governadora, e com o MDB no palanque poderia garantir musculatura para sua campanha rumo ao Palácio Campo das Princesas.

Lideranças de ambos os partidos consideram que os entraves regionais tornam muito difícil um acordo nacional, mas como nada na política é impossível, é preciso aguardar as negociações.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade “Publicidade