O ex-ministro da Educação no governo Temer (MDB) e ex-governador de Pernambuco, Mendonça Filho (UB), falou sobre a pré-candidatura de Miguel Coelho (UB) ao Governo do Estado. Durante entrevista ao programa Cidade em Foco, da Rede Pernambuco de Rádios, nesta quarta-feira (6), o ex-deputado federal afirmou que o postulante da sua sigla está bem posicionado nas pesquisas e descartou a possibilidade de disputar uma vaga ao Senado Federal no pleito deste ano.
Indagado sobre o fato da pré-campanha do ex-prefeito de Petrolina não está fluindo como esperado, perdendo espaço para outros nomes da oposição, Mendonça pontuou Miguel em um patamar considerado “satisfatório”. Segundo o ex-ministro, quem conhece Miguel vota nele. “Miguel está em um patamar de 10%, que é bem satisfatório, tendo em vista a realidade de onde ele partiu. No São Francisco e em Petrolina ele é extremamente conhecido e quem conhece Miguel vota nele. Ele fez uma transformação extraordinária em Petrolina”, disse.
“Ele [Miguel] está competindo com nomes que não são desprezíveis, são fortes. Marília é pré-candidata a governadora, mas saiu de uma disputa pela Prefeitura do Recife e tem o nome “Arraes” que lhe dá um suporte muito grande. Danilo, com todo o apoio da máquina [pública] não atingiu dois dígitos na média das pesquisas, ficando abaixo de 10% das intenções de voto. Se Miguel está acima do candidato oficial de Paulo Câmara e do PSB, significa que ele está em um bom caminho. Raquel é outro nome forte que vem de Caruaru, capital do Agreste, uma região reúne a segunda maior população de Pernambuco, só perdendo para a Região Metropolitana. São nomes muito competitivos, então, eu acho que Miguel está no jogo e ele é forte”, completou.
A pesquisa ao Senado da Real Time Big Data em Pernambuco, confirmou que Mendonça Filho (UB) vem sendo cotado para pré-candidatura ao Senado. O ex-ministro aparece com 23% de intenção de votos no levantamento, de acordo com a pesquisa divulgada no último dia 27 de junho.
Mesmo bem posicionado, Mendonça descartou totalmente a possibilidade de ser candidato ao Senado Federal este ano. Quando perguntado se ele faria esse esforço para dar uma guinada na pré-campanha de Miguel, o ex-governador argumentou que o sertanejo não precisa de “boia de salvação” e que sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados foi decidida desde 2021.
“Eu decidi, desde o ano passado, que disputaria o cargo de deputado federal. Acho que posso dar uma grande contribuição a Pernambuco e aos pernambucanos com deputado federal. Modéstia parte, eu conheço o Congresso Nacional e onde eu chego em Brasília sou bem recebido”, argumentou.
Blog Alberes Xavier