Coluna FocoPolítico desta terça-feira

A estratégia da campanha de Jair Bolsonaro para atrair os votos dos indecisos na disputa presidencial

Apesar da maioria das pesquisas colocarem o Presidente Jair Bolsonaro (PL) atrás do candidato petista na corrida presidencial, a diferença ainda é muito pequena e a eleição segue indefinida. O atual chefe do poder executivo vem adotando estratégias importantes para tentar sair vitorioso, e o foco deve ser os eleitores indecisos.

Durante o debate, Bolsonaro surpreendeu ao aparecer ao lado do ex-ministro Sérgio Moro, que foi eleito senador pelo estado do Paraná. O aceno de Moro a campanha do seu agora ex-rival é simbólica e parece ser um recado direto aos indecisos, que precisam escolher um candidato no segundo turno.

O apelo emocional parece não parar por aí, e na última segunda-feira um movimento realizado por grandes nomes da música sertaneja, como Leonardo, Gusttavo Lima, Zezé di Camargo, Chitãozinho e Fernando (da dupla Fernando e Sorocaba) estiveram participando de um ato em prol da candidatura de Jair Bolsonaro.

Se toda essa estratégia vai surtir algum efeito, ainda é muito cedo para afirmar, mas a verdade é que até o dia 30 de outubro tem muita água para rolar debaixo dessa ponte, e com uma diferença pequena entre Bolsonaro e o ex-presidente Lula (PT), a eleição segue indefinida.

Enquanto o jogo segue aberto, a história pesa a favor de Jair Bolsonaro, já que nos últimos 25 anos todos os presidentes conseguiram se reeleger no país. Desde 1997, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), quando foi aprovada a Proposta de Emenda Constitucional permitindo a reeleição, todos os presidentes foram reeleitos para mais quatro anos de mandato.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade “Publicidade