O deputado estadual Antônio Moraes (PP) é o relator da Reforma Administrativa enviada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) à Assembleia Legislativa (Alepe). Nesta terça-feira (10), em seu gabinete, o parlamentar conversou com o Blog do Alberes Xavier e com a Rede Pernambuco de Rádios. Na entrevista, Antônio afirmou que a Reforma deve ser aprovada pela Casa Legislativa.
Segundo ele, a expectativa é que a medida entre na Ordem do Dia e seja pautada para votação na próxima terça-feira (17), onde deve ser aprovada no plenário da Alepe.
“O sentimento é de que se aprove. O projeto faz várias adequações, fusões de secretarias e também concede aumento [de salários] para as classes que estão abaixo dos secretários. Isso é importante porque em dezembro a gente havia dado um aumento de salário aos secretários, daí, ficaria uma diferença muito grande para os outros cargos do executivo. É um aumento mínimo com uma repercussão financeira mínima”, justificou Antônio Moraes.
Ele continuou: “O sentimento na Casa é que na próxima semana a gente possa aprovar a Reforma para a governadora poder fazer as nomeações e para o estado poder operar com 100% da sua capacidade”, completou.
Ao ser perguntado sobre sua pré-candidatura à presidência da Casa para o biênio 2023/2024, Antônio confirmou que cogita disputar a vaga. Para ele, sua experiência de sete mandatos na Alepe lhe dão a experiência necessária para assumir o cargo máximo do Poder Legislativo de Pernambuco.
“Eu tenho colocado essa postulação e conversado individualmente com todos os deputados. Eu sempre coloco, pela experiência de já ter sete mandatos aqui, que a eleição da Assembleia é totalmente diferente. Então, as coisas não acontecem com a mesma rapidez que ocorre no processo eleitoral normal”, falou.