Coluna FocoPolítico desta segunda-feira
Após surpreender o meio político e aliados ao anunciar desfiliação do PSB, o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, pode ser anunciado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o novo presidente do Banco do Nordeste (BNB).
Câmara entra como favorito na quebra de braço com outras forças políticas para comandar a instituição financeira. O ex-governador de Pernambuco parece levar vantagem na disputa, uma vez que anunciou sua desfiliação do PSB e deve entrar na cota pessoal do atual chefe do executivo.
O presidente Lula quer dar outro protagonismo ao Banco do Nordeste, e anda repetindo em seus discursos que a instituição voltará a emprestar dinheiro aos estados. “Há muito tempo, o Banco do Nordeste não consegue emprestar dinheiro para governador (estados). Se o Governo tiver as contas em ordem e tiver possibilidade de endividamento, não há por que não facilitar o acesso a recursos de obras importantes para os estados”, afirmou o presidente.
Com quase R$ 50 bilhões desembolsados pelo BNB à empresas da região em 2022, se confirmado, Paulo Câmara que sempre foi considerado um quadro mais técnico do que político, comandará uma instituição extremamente importante para o desenvolvimento econômico de diversos setores.