Com apoio do PT, João Paulo Lima pode liderar oposição ao governo e tentar voltar a prefeitura do Recife

Coluna FocoPolítico desta quarta-feira

O ex-prefeito do Recife e deputado estadual do PT, João Paulo Lima caminha no sentido contrário ao novo governo Raquel Lyra e trabalha para assumir a liderança da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Dentro da sigla petista, o deputado parece buscar novamente o protagonismo na política estadual para disputar o comando da capital pernambucana. O movimento começa a preocupar alguns aliados socialistas, que contam com a aliança entre PT e PSB nas eleições de 2024. Com o PT no comando do país, qualquer candidato da legenda poderia se tornar um grande adversário, mas parlamentares de siglas aliadas ao projeto do prefeito João Campos (PSB) acreditam que o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanecerá na base de apoio a reeleição do socialista.

Com um histórico de disputas municipais entre as duas siglas, é muito provável que o PT tente um voo solo para chegar a Prefeitura do Recife. Em 2012, Humberto Costa foi o escolhido do PT para disputar a prefeitura, já em 2016, João Paulo Lima tentou voltar a Prefeitura do Recife, enquanto na eleição de 2020, a ex-petista Marília Arraes enfrentou o seu primo João Campos na disputa pelo comando da capital. Se isso voltar a acontecer, o líder socialista precisará tomar as rédeas e garantir o isolamento da possível candidatura do PT.

Enquanto a atual governadora Raquel Lira (PSDB) parece buscar uma aproximação e manter uma boa relação com o presidente Lula, mas o movimento contrário do deputado João Paulo Lima em direção a oposição fará com que seja inevitável o distanciamento entre a governadora e o partido do presidente no estado.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade