Coluna FocoPolítico desta quinta-feira
Na contramão da direção estadual da legenda, o Tribunal de Justiça de Pernambuco reconheceu a vitória do deputado federal Mendonça Filho (UB) para a presidência municipal do União Brasil. Após uma disputa interna que gerou mal estar entre os próprios correligionários, a decisão judicial representa uma grande vitória para Mendoncinha, que venceu a “quebra de braço” contra os caciques da sigla no estado.
O todo poderoso e presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, não se pronunciou sobre o caso e parece deixar a briga nas mãos de Marcos Amaral, que comanda a legenda em Pernambuco.
Todo o imbróglio começou depois que o deputado Mendonça Filho anunciou a sua recondução para à presidência municipal da legenda, e através de nota à imprensa a direção estadual contestou a legitimidade do pleito. Marcos Amaral alegando que a eleição para a escolha do presidente municipal teria sido realizada de forma irregular e trabalhou para retirar o comando do partido das mãos do deputado.
O caso acabou indo parar na Justiça, e o Tribunal de Justiça de Pernambuco acabou reconhecendo a legitimidade da eleição de Mendonça Filho para o comando do União Brasil no Recife. A decisão foi uma derrota para a direção estadual do partido, que não conseguiu provar as irregularidades e terá que reconhecer o deputado como presidente municipal.
Apesar da vitória de Mendoncinha, que deve seguir a adiante com seus planos a frente do partido no Recife, a disputa interna dentro do União Brasil não parece ter sido completamente resolvida e deve protagonizar novos capítulos.
Com o andar da carruagem, restou apenas a dúvida sobre a relação que Mendonça terá dentro do partido daqui para frente com os demais dirigentes da legenda.
BOLSA DE APOSTA — Apesar da decisão favorável no TJPE, a relação entre Mendonça, Luciano Bivar e Marcos Amaral deverá ficar ainda mais acirrada e poderá forçar a sua saída do União Brasil.
APROXIMAÇÃO — A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), participou do relançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) ao lado do presidente Lula (PT) e parece cada vez mais alinhada com governo federal.
DESTAQUE — O deputado Fernando Rodolfo (PL) será o único pernambucano entre os 25 parlamentares a presidir uma Comissão na Câmara dos Deputados e pode assumir grande protagonismo durante o seu segundo mandato.