Alepe decide pelo voto secreto na escolha do TCE e deve evitar interferência do governo

Coluna FocoPolítico desta quarta-feira

Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade a mudança no regimento e decidiram pela votação fechada na escolha dos novos conselheiros do Tribunal de Contas. A decisão pelo voto secreto garante a independência da casa e blinda o legislativo de possíveis interferências do poder executivo.

O presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), ao pautar a matéria reafirmou o compromisso com seus pares de garantir a independência do legislativo e deve frustar os planos do governo de emplacar uma candidatura forçada na vaga que pertence a própria Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Com a mudança no jogo político, a deputada Débora Almeida (PSDB), que seria a candidata do governo deverá ser a maior prejudicada, e muito dificilmente conseguirá lograr êxito na disputa. Com serão duas vagas abertas pelo TCE, o único nome dado como certo é o de Eduardo Porto, que vai assumir o lugar do próprio pai, Carlos Porto. Como se não bastasse, Eduardo também é sobrinho do presidente da Alepe.

Na disputa pela segunda vaga, despontam os deputados Kaio Maniçoba (PP) e Rodrigo Novaes (PSB), além de Joaquim Lira (PV) que deverá correr por fora com a decisão do voto secreto. O governo não parece nada satisfeito com a possibilidade de um deputado socialista ser indicado para a vaga e pode tentar a todo custo interferir na decisão.

COMITIVA — Na próxima quinta-feira (27), o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB) receberá uma comitiva de deputados estaduais na cidade de Canhotinho para uma visita a Masterboi. Em seguida, o presidente oferecerá um almoço aos parlamentares.

GIRO DA GOVERNADORA — A governadora Raquel Lyra (PSDB) cumpre nesta quarta-feira (26) agenda nos municípios de Itapissuma e Goiana. Na pauta, estão a inauguração da YPÊ Quiímica, além de visitas à nova fábrica da Ambev e a fábrica da Stellantis Jeep.

ELEIÇÕES 2026 — O secretário de Habitação do Recife, Ermes Costa, disse em entrevista que o senador Humberto Costa (PT) poderá disputar o governo de Pernambuco em 2026. O senador deverá ser o escolhido do PT para liderar a esquerda no estado.

EMPRÉSTIMO — Apesar das dificuldades enfrentadas no decorrer do processo, o empréstimo no valor de R$3,4 bilhões solicitado pelo governo estadual deverá ser aprovado na Alepe.

DEPOIMENTO — O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presta depoimento à Polícia Federal nesta quarta-feira sobre os atos de 8 de janeiro. Bolsonaro deve procurar dar ênfase ao seu “recolhimento” após a derrota, na tentativa de se desvincular dos atos.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade