Sebastião Oliveira e Marília Arraes a um passo de assumir o comando da Hemobrás

Coluna FocoPolítico desta quinta-feira

A movimentação nos bastidores político tem revelado as estratégias do Governo Lula para acomodar aliados e fortalecer sua base no estado de Pernambuco. A indicação da ex-deputada federal Marília Arraes para uma diretoria na Hemobrás, juntamente com o ex-deputado Sebastião Oliveira assumindo a presidência da estatal, tem sido vista como o caminho para atender aos interesses dos partidos Avante e Solidariedade.

Embora a decisão ainda não tenha sido oficializada, as informações vindas de Brasília apontam que a indicação de Sebá e Marília é só uma questão de tempo, inclusive, já teria sido avalizada pela cúpula do PT e pelo senador Humberto Costa (PT). Essa medida não apenas garante acomodações políticas, mas também fortalece a governabilidade do presidente Lula, ao aproximar ainda mais aliados em posições estratégicas no governo federal.

Apesar do Solidariedade não ter conseguido emplacar o comando da SUDENE, a indicação de Marília Arraes para uma importante diretoria na Hemobrás é um movimento importante. A ex-deputada obteve expressiva votação em Pernambuco quando disputou o governo estadual e foi um dos cabos eleitorais do presidente, exercendo grande influência na eleição.

O ex-deputado Sebastião Oliveira (Avante), aliado político de Marília Arraes, deve assumir a presidência da Hemobrás. Com vasta experiência política, Oliveira terá a responsabilidade de conduzir os trabalhos da estatal e contribuir para o desenvolvimento do setor de produção de medicamentos no país.

Pelo andar da carruagem, o anúncio dos nomes que irão comandar a estatal deverá ser oficializado muito em breve pelo presidente Lula.

EM JOGO — Apesar dos esforços governistas, Joaquim Lira (PV), vai conseguir manter a candidatura e arriscar dividir os votos da base na disputa com Kaio Maniçoba e Rodrigo Novaes pela vaga do TCE.

QUEM ASSUME — Caso Rodrigo Novaes seja eleito para o TCE, quem assume o seu lugar é Diogo Moraes (PSB). Se Kaio Maniçoba emplacar, Roberta Arraes (PP) volta para Alepe. Já na vaga de Joaquim Lira, quem deve substituí-lo é Odacy Amorim (PT).

ARTICULAÇÃO — O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) aterrizou em Brasília ao lado do deputado Felipe Carreras (PSB) para buscar recursos para o município junto ao governo federal.

ALTA PATENTE — Eleito relator da CPI da manipulação dos jogos de futebol, o deputado Felipe Carreras (PSB) investigará escândalos no futebol brasileiro e pede urgência para preservar credibilidade do esporte.

DESPEDIDA — A despedida emocionante de Teresa Duere, primeira e única mulher eleita conselheira do TCE encerra uma trajetória de duas décadas com dever cumprido e deixa legado exemplar ao estado.

ARCABOUÇO — A Câmara Federal aprovou o regime de urgência para o novo arcabouço fiscal com 367 votos favoráveis. Medida garante que nova regra para controlar contas fure a fila de votação.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade