André de Paula pode levar o PSD para base do governo estadual e trocar João por Raquel

Coluna FocoPolítico desta quinta-feira

Um movimento inesperado da governadora Raquel Lyra (PSDB) para atrair o PSD para a base de apoio ao governo estadual poderá mudar o jogo político em Pernambuco. A articulação estaria sendo conduzida pela executiva nacional do partido, e nos bastidores em Brasília, a aliança já é tida como certa.

Esse movimento deve fazer o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que também é presidente do PSD no estado, trocar a aliança com o prefeito do Recife, João Campos (PSB) para desembarcar no governo Raquel Lyra. Em troca desse apoio, o PSD pode ficar com o comando da Compesa, mas o gesto da governadora não deve passar despercebido e provocar reações entre aliados e adversários.

Apesar de Raquel Lyra precisar de bastante jogo de cintura e possivelmente ter que ceder novos espaços para evitar um mal-estar com aliados, a articulação parece acontecer no momento certo. Enquanto partidos que compõem a federação PT, PCdoB e PV declararam oposição ao seu governo, a governadora conseguiu que parte da bancada estadual da própria federação não seguisse as orientações partidárias. Além disso, o partido Solidariedade também caminha para apoiar sua gestão, enquanto o PSD deve trocar a gestão municipal do PSB para integrar ao governo Raquel Lyra.

Administrar essa operação pode não ser tarefa fácil, mas se bem-sucedida, certamente será uma demonstração de habilidade política ao marcar esse “gol de placa”.

DESPROPORCIONAL — A governadora precisará fazer uma rearrumação na casa para evitar que o PSD, sem nenhum deputado na Câmara e na Alepe, acabe ocupando o maior espaço entre os aliados do governo.

STAND-BY — Quando muitos já davam como certo o possível desembarque do grupo político do ex-senador Fernando Bezerra Coelho no PSD, as novas movimentações do partido devem colocar o projeto em stand-by.

AVISO PRÉVIO — Com o ministro André de Paula caminhando para a base de Raquel Lyra, dificilmente o prefeito João Campos irá manter a Secretária de Turismo do Recife, Cacau de Paula, no comando da pasta.

CODEVASF — Para acomodar PT e o PSB, a Codevasf em Pernambuco foi desmembrada. Tomaram posse os novos superintendentes da Regional Metropolitana, Gustavo Melo e da Regional Petrolina, Edilázio Wanderley.

ELEITO — O ministro Luís Roberto Barroso é eleito presidente do STF aos 65 anos. O mandato é de dois anos, e a posse deve acontecer no dia 28 de setembro, quando a atual presidente Rosa Weber se aposentará.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade