Alcides Cardoso relata denúncias de moradores das palafitas sobre fraudes na lista dos beneficiários dos Habitacionais do Encanta Moça

Líder da oposição na Câmara do Recife, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) relatou, em discurso na reunião ordinária desta terça-feira (22), denúncias de moradores das palafitas da Comunidade do Bode, no bairro do Pina, na Zona Sul da cidade, sobre fraudes na lista dos beneficiários dos apartamentos dos Habitacionais Encanta Moça 1 e 2, divulgada na semana passada pela gestão João Campos (PSB). De acordo com os moradores da comunidade, mais de 10 pessoas que não residem nas palafitas foram incluídas na lista de forma irregular entre os beneficiários.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou procedimento sobre as ações da Prefeitura do Recife nos habitacionais do Encanta Moça. Nesta quinta-feira (24), às 10h30, uma audiência será realizada na sede das Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital. O MPPE solicitou o comparecimento do secretário municipal de Habitação, Ermes Costa, e representantes da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), além dos noticiantes.

“As denúncias que recebi são graves e precisam ser apuradas com rigor. Ontem, fui até os Habitacionais do Encanta Moça e ouvi as palavras de indignação e de revolta dos moradores das palafitas do Bode. Vejam só: até mesmo quem foi contemplado com os apartamentos pediu que os sorteios dos blocos de hoje e amanhã fossem adiados diante das graves denúncias. Não restava outra alternativa. Reforcei esse pedido, mas o meu apelo e dos moradores não foram ouvidos”, disse Alcides Cardoso.

Um dos relatos ouvidos pelo parlamentar e publicado nas redes sociais foi o da moradora que se identificou como Ohana, que afirmou se sentir lesada diante das denúncias de fraudes. Ela cobrou “uma lista limpa” para quem tem direito aos apartamentos possa realizar o sonho da moradia.

“Meu nome é Ohana e estou aqui junto com os meus companheiros de luta para reivindicar uma lista sincera, uma lista limpa para que nós possamos receber os nossos habitacionais, que é um sonho nosso. Estamos aqui reivindicando os nossos direitos acerca do que está acontecendo porque nós estamos nos sentindo lesados. Moradores aqui de muitos anos. Nós queremos por direito receber os nossos habitacionais”, afirmou a moradora da comunidade.

Na tribuna, Alcides Cardoso ressaltou que “o sofrimento dessas famílias não pode ser prolongado de jeito nenhum” e destacou a sugestão dos próprios moradores de uma ação para evitar a possibilidade de fraudes na lista de beneficiários, já que os moradores são conhecidos, geralmente, por seus apelidos. Segundo o parlamentar, a identificação por foto daria transparência ao processo.

“Com essas denúncias, podemos afirmar que há o grave risco de quem tem direito à moradia nos habitacionais não ser contemplado, ficando para trás e tendo o seu sonho de um lar digno destruído em função de uma série de irregularidades que foram apontadas pelos próprios moradores do Bode. Para evitar essas fraudes, os moradores sugeriram que junto aos nomes dos beneficiários dos apartamentos estivessem as fotos deles para que a própria comunidade pudesse conferir. Então, seguirei na luta para que seja garantido o direito à moradia dos residentes nas palafitas da nossa cidade e para quem ninguém fique para trás nessa longa caminhada para a realização do sonho de um lar digno, acabando com a triste realidade das palafitas”, afirmou o líder da oposição.

Fotos: Phillipe Jonathan/Divulgação

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade “Publicidade