Deputado federal licenciado, o pernambucano assume a pasta com o compromisso de dar andamento a projetos estratégicos nos dois setores
As políticas públicas para os setores portuário e aeroportuário passam a ter nova condução, a partir desta quarta-feira (13). Silvio Costa Filho assumiu o Ministério de Portos e Aeroportos.
O deputado federal por Pernambuco foi empossado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia que ocorreu na manhã desta quarta-feira (13), no Palácio do Planalto.
À tarde, Costa Filho recebeu o cargo de Márcio França, que era o titular da pasta e assumirá um novo ministério, em solenidade no auditório do edifício sede do MPor, em Brasília. Durante a cerimônia, Silvio Costa destacou que os portos, aeroportos e hidrovias do Brasil têm um grande potencial de crescimento. “Nós vamos levar oportunidade de desenvolvimento para o Brasil. Além disso, vamos buscar o setor produtivo para ajudar na geração de emprego e renda para os brasileiros.”
O novo ministro
Com perfil dinâmico e conciliador, Costa Filho é pedagogo de formação e acumula experiência como parlamentar e gestor público. O novo ministro é natural do Recife, tem 41 anos, casado e pai de dois filhos.
Em 2004, quando começou sua atuação política, foi eleito o vereador mais jovem da capital pernambucana, com 21 anos. Já em 2006, foi eleito deputado estadual, tendo sido reeleito em 2010 e 2014.
Costa Filho também foi secretário estadual de Turismo durante o governo de Eduardo Campos (PSB). Atualmente, está licenciado do seu 2º mandato como deputado federal, no qual era titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).
Foto: Ricardo Stuckert/PR