Coluna FocoPolítico desta terça-feira
A boa relação entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem gerado um notável efeito nas articulações políticas do estado de Pernambuco. Políticos que ocupam o alto escalão na Esplanada dos Ministérios tem se aproximado e dialogado com o Palácio Campo das Princesas.
O gesto marcante veio do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, fiel escudeiro dos socialistas no Recife, que anunciou investimentos significativos na ordem de R$ 1,6 bilhão ao lado da governadora. Esse ato foi interpretado como um sinal positivo para o diálogo com o Governo estadual, apesar do compromisso declarado com a reeleição do prefeito João Campos (PSB) na capital pernambucana.
Apesar do PT em Pernambuco permanecer na oposição ao seu governo, Raquel Lyra chama a atenção pelo trânsito livre que mantém no Governo Lula. Recentemente, ela esteve ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e aos poucos tem consolidado uma posição de aliada no cenário nacional.
A governadora de Pernambuco parece ter se tornado uma prioridade para o Governo Federal, que não mede esforços para atender as suas solicitações. Em reserva, um membro do PT chegou a comentar que Raquel possui mais acesso ao Planalto do que muitos aliados próximos do presidente, o tom deu a entender que a proximidade com o chefe do executivo nacional está causando ciúmes entre os aliados. Esta relação deve continuar influenciando o panorama político em Pernambuco até as eleições de 2026.
DIÁLOGO — A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause receberam no Palácio o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, para discutir melhorias no sistema prisional de Pernambuco.
ARTICULAÇÃO — O deputado federal Lula da Fonte (PP) participou ao lado da governadora Raquel Lyra, do ministro Silvio Costa Filho e do prefeito do Cabo, Keko do Armazém, da assinatura para o novo terminal em Suape.
EXPECTATIVA — Os vetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deve entrar em pauta nesta terça-feira (17). Após passar pelas comissões da casa, os vetos seguem para votação no plenário da ALEPE.
SERTÃO — Em Brasília, a ex-deputada Roberta Arraes (PP) esteve pleiteando junto ao ministro Silvio Costa Filho, a homologação do balizamento noturno e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Regional de Araripina.
OPOSIÇÃO — O deputado estadual João Paulo, do PT, afirmou que o partido não irá fazer oposição ‘inconsequente ou irresponsável’ ao Governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.