Raquel Lyra pode iniciar uma reforma no Secretariado e mexer no tabuleiro político estadual

Coluna FocoPolítico desta sexta-feira

Com mais uma mudança significativa no primeiro escalão, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), parece estar prestes a iniciar um movimento político que promete mexer nas peças do tabuleiro estadual. A saída da Secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota, abre espaço para a especulação de que a gestora poderá lançar uma minirreforma visando atender às demandas da classe política.

Uma das possibilidades em discussão é o desmembramento da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, o que resultaria em um aumento no número de pastas do governo. Esta ideia reflete a intenção de remanejar quadros técnicos e abrir pastas que possam oferecer ganhos políticos, já que até o momento, esses cargos eram predominantemente ocupados por profissionais com expertise técnica.

Ao contrário do que foi alardeado pela imprensa, Raquel Lyra busca estabelecer uma base sólida que transcende qualquer alegação de favorecimento a um grupo restrito que tenha apoiado o governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A estratégia da governadora parece estar alinhada com a abordagem do governo federal, que busca dialogar diretamente com os partidos e negociar apoios de maneira direta e eficaz.

A governadora Raquel Lyra tem demonstrado sua vontade de consolidar alianças políticas e estruturar um governo que atenda aos anseios da sociedade e da classe política.

CORRENDO RISCO — Lucinha Mota deixa Secretaria de Justiça e Direitos Humanos para assumir vaga de vereadora na Câmara de Petrolina. O problema é que o PSOL vai acionar a justiça e contestar o seu mandato.

PETROLINA — Aliança entre PSB e grupo dos ‘Coelho’ deve colocar os socialistas no palanque do prefeito Simão Durando e complicar a vida do deputado federal Lucas Ramos (PSB), que faz oposição ao atual governo.

AGENDA OFICIAL — A governadora Raquel Lyra participa nesta sexta-feira (20) da entrega do prêmio destaques da educação do Programa Criança Alfabetizada, ás 11h, e do Lançamento do programa PE Produz, às 16h.

RECIFE — Apesar de todo jogo político e as constantes ameaças de deixar a Frente Popular do Recife, o PT deverá ficar com a vice de João Campos (PSB) e escolher junto ao presidente Lula o melhor nome da legenda.

VIOLÊNCIA — Com assaltos e assassinatos fazendo parte do cotidiano, o Juiz Paulo Torres, da 21ª Vara Cível, foi assassinado a tiros em Jaboatão. O presidente do STF, Luis Roberto Barroso, lamentou o crime por meio de nota.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade