Coluna FocoPolítico desta quinta-feira
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, acabou entrando em um possível processo de ‘fritura’, e tem sido alvo de constantes ataques e críticas. O próprio chefe do executivo tem afirmado ser um absurdo as acusações e que elas estariam sendo artificialmente plantadas para prejudicar o auxiliar.
Apesar do presidente Lula (PT) sair em defesa do seu ministro e condenar as ‘Fake News’ sobre o suposto encontro de Dino com uma representante de facção criminosa, um processo de ‘fritura’ parece está em curso e em Brasília e o chamado fogo amigo atinge diretamente a pasta de Flávio Dino.
A situação delicada e a superexposição era tudo que Dino não precisava, já que podem impactar negativamente sobre as perspectivas do ministro, que era considerado favorito para uma possível indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF). Com a polêmica respingando diretamente no Governo Federal, aliados começam a apontar que a possibilidade de assumir a vaga na mais alta corte do país subiu no telhado.
FORÇA TAREFA — Lideranças do PSB, e até o próprio presidente Lula parecem compor um pelotão em defesa do ministro Flávio Dino, que tem sido alvo de duras críticas e acusações apontadas por aliados como Fake News.
MARTELO BATIDO — Após todo o imbróglio, o ministro da Advocacia Geral da União, Jorge Messias, é apontado por aliados próximos ao presidente como o escolhido do Planalto para ocupar a vaga de Rosa Weber no STF.
MESA DIRETORA — Álvaro Porto é reeleito presidente da Alepe e Gustavo Gouveia reconduzido a 1ª Secretaria. O deputado Francismar Pontes assume a 1ª vice-presidência e Claudiano Filho a 2ª Secretaria.
CARUARU — O prefeito Rodrigo Pinheiro parece ter ficado em cima do muro na hora de bater o martelo sobre sua filiação. A dúvida parece está entre o Republicanos, e o PV, que faz parte da federação junto com PT e PCdoB.
PESAR — O ex-Senador Fernando Bezerra Coelho, os deputados Fernando Filho, Antônio Coelho e o ex-prefeito Miguel Coelho, lamentaram o falecimento do ex-prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Xisto Graciliano, aos 83 anos.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.