Coluna FocoPolítico desta segunda-feira
A polarização política transcende fronteiras, e a direita brasileira busca impulso nas eleições argentinas, mesmo diante da inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL).
A recente vitória de Javier Milei que se elegeu o novo presidente da Argentina ecoou como um chamado para os apoiadores do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Nas redes sociais, o ex-chefe do executivo expressou otimismo, proclamando a volta da esperança à América do Sul. Contudo, essa narrativa esbarra na inelegibilidade de Bolsonaro, levando seus aliados a tentarem capitalizar na onda ultradireitista argentina.
O advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, compartilhou a foto da decisão das urnas na TV argentina, acompanhada da legenda enigmática “voltaremos”. Em suas palavras, destacou lições das eleições argentinas.
Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, parabenizou Milei em espanhol, destacando a eleição como um “sopro de ar fresco para a democracia e a prosperidade” baseada no liberalismo. Em Pernambuco, lideranças bolsonaristas como a deputada federal Clarissa Tércio (PP), o deputado estadual, pastor Júnior Tércio (PP) e o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto (PL), comemoraram a vitória de Milei, e devem reacender a chama da polarização novamente.
PRESENÇA — De acordo com interlocutores, o ex-presidente Jair Bolsonaro avisou a seus auxiliares logo após saber da vitória de Javier Milei na Argentina que irá à sua posse junto com o filho Eduardo no próximo dia 10.
ELEIÇÕES NO RADAR — Em Ibimirim, o deputado estadual Jeferson Timóteo (PP) declarou apoio a Cleuber Lima, pré-candidato a prefeito no município. O anúncio aconteceu ao lado de lideranças políticas e apoiadores.
HOSPITAL REFERÊNCIA — Em visita a Pernambuco, o Ministro Alexandre Padilha visitou as instalações do Imip e conheceu o setor de hemodiálise adulto, a enfermaria e a oncologia pediátricas da instituição.
ALINHAMENTO — O deputado estadual Jarbas Filho e o senador Fernando Dueire, ambos do MDB parecem cada vez mais alinhados e seguem conciliando as agendas em visitas aos municípios pernambucanos.
MUDANÇA — A executiva nacional do União Brasil deve se reunir nesta segunda-feira (20) para antecipar a troca na presidência. O deputado federal Luciano Bivar será substituído pelo seu vice, o advogado Antônio Rueda.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.