Coluna FocoPolítico desta quinta-feira
O deputado federal André de Paula (PSD) deve ser anunciado hoje (29) pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como Ministro da Pesca e Aquicultura. Em um acordo com o futuro governo Lula, o PSD vai assumir três ministérios e a bancada do partido indicou o nome do pernambucano e ex-líder para o primeiro escalão.
Longe dos holofotes, André parece ter feito o dever de casa e garantiu sua indicação junto a bancada do partido que deve colocá-lo de volta ao jogo após disputar o senado nas eleições deste ano e terminar em terceiro lugar no pleito. Se confirmadas as indicações dos ministérios de Minas e Energia, Agricultura e Pesca, o PSD integra ao novo governo com grande lastro político e deverá ter uma participação importante na gestão, enquanto André de Paula será o terceiro pernambucano anunciado pelo presidente eleito para comandar uma pasta em seu governo.
O estado ganha visibilidade na formação do novo governo e deve ter um olhar diferenciado nos próximos quatro anos. De Pernambuco, o ex-presidente do TCU, José Múcio Monteiro foi anunciado para o Ministério da Defesa, enquanto a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos vai comandar o Ministério de Ciência e Tecnologia. Ainda existe a expectativa que outros quadros do estado possam integrar ao primeiro escalão do governo, a exemplo do atual governador Paulo Câmara, que poderá ter seu nome bancado pelo PSB.