Lira chega na reta final da eleição como grande favorito para presidência da câmara

Coluna FocoPolítico desta segunda-feira

As vésperas da eleição para à presidência da Câmara dos Deputados, o atual presidente Arthur Lira (PP-AL) é o favorito do pleito e deve ser reeleito para comandar a casa por mais dois anos. Após o resultado das eleições de 2022, Lira se aproximou do presidente Lula (PT) ao reconhecer de imediato a vitória do petista e acabou ajudando na aprovação da PEC da Transição.

Com uma eleição praticamente consolidada as vésperas do pleito, o candidato progressistas é o grande favorito e praticamente não tem adversários. O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL) foi contra a decisão do seu próprio partido em apoiar Lira e decidiu se lançar candidato, mas são mínimas as chances de lograr êxito com a legenda dividida entre centrão e bolsonaristas. O PSOL também deve colocar um nome para disputar a presidência mesmo sem chances de sair vitorioso.

Para ser reeleito no primeiro turno, o atual presidente da câmara, Arthur Lira, precisará ter no mínimo 257 votos dos 513 deputados. Além de ser o escolhido do presidente Lula, também possui o apoio de 16 partidos que chegam a totalizar mais de 400 deputados.

A decisão de Lira em não tolerar e reagir com dureza contra as invasões na sede dos três poderes acabaram aproximando o legislativo do próprio executivo, que prega pela punição de todos os envolvidos no vandalismo e aqueles que incentivaram os atos antidemocráticos.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade