Coluna FocoPolítico desta quarta-feira
Com as mudanças no secretariado da prefeitura do Recife, quem deve assumir uma pasta na gestão municipal é o presidente estadual do MDB, o deputado Raul Henry que não conseguiu se reeleger para a câmara dos deputados. Cotado para suceder o secretário Fred Amancio na Secretaria de Educação, se confirmado o movimento, o prefeito João Campos (PSB) deve garantir mais um aliado fiel e colocar o MDB de uma vez no bloco de apoio à sua reeleição em 2024.
Além dos diversos cargos que já exerceu, Raul já comandou a Secretaria estadual de Educação e Cultura no governo Jarbas e foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco no governo Paulo Câmara.
Com as eleições do próximo ano no radar, o gestor da capital pernambucana parece está empenhado em reeditar a Frente Popular do Recife e não deve medir esforços para garantir o maior número de partidos e tempo de televisão. Após contemplar no governo municipal os partidos Republicanos, PSD e União Brasil, deve garantir também a participação direta do MDB.
Apesar de não confirmar, nos bastidores acredita-se que João Campos deve fazer grandes investidas na tentativa de ampliar o bloco de partidos na base aliada. Com tempo de televisão em jogo e musculatura política, as próximas articulações devem girar em torno do PT, PP e PDT.
Se conseguir reeditar a frente popular e isolar os possíveis adversários, João terá grande chance de sair vitorioso e garantir à reeleição na eleição do próximo ano.