Coluna FocoPolítico desta quarta-feira
Ainda sem espaço no governo Lula, o nome da ex-petista Marília Arraes (SD), que disputou o governo de Pernambuco em 2022 teria ganhado força nos bastidores e poderia ser a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
A contemplação poderia entrar na conta do Solidariedade, e a ex-deputada Marília Arraes é o nome colocado pelo presidente nacional do partido, Paulinho da Força. A disputa pela autarquia parece ter esquentado, e o nome de Marília poder acabar rifado mais uma vez pelo senador Humberto Costa (PT) que parece está decido em travar um embate com e ex-petista para emplacar o nome do novo superintendente.
De olho no gigante orçamento da Sudene, estimado em R$ 34,6 bilhões somente para 2023 em investimentos na região nordeste através do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), quem emplacar o comando da autarquia deverá ter bastante visibilidade e musculatura política.
O senador e líder petista, Humberto Costa trabalha pesado para colocar o PT novamente no comando da Sudene e garantir que Marília Arraes que agora está sem cargo eletivo permaneça fora do jogo político no estado.
A quem aposte que outros partidos também deverão oficializar o interesse e entrar na disputa pela indicação da superintendência na região, além do Solidariedade e do PT, o União Brasil já sinalizou o interesse e corre por fora para tentar emplacar uma indicação.